Como montar uma trilha de aprendizagem no Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio (NEM) trouxe consigo diversas mudanças que impactaram diretamente a maneira como a educação é conduzida no Brasil. Entre as novidades, está a criação das trilhas de aprendizagem, que têm como objetivo proporcionar uma formação mais completa e personalizada aos estudantes.

Neste artigo, vamos abordar o que são as trilhas de aprendizagem, como surgiram, qual o propósito, os tipos existentes e, claro, como colocá-las em prática na sua instituição de ensino. Vamos lá?

O que são as trilhas de aprendizagem e como a ideia surgiu?

A educação é um campo em constante evolução. É essencial estar sempre atualizado sobre as melhores práticas, metodologias e abordagens pedagógicas. As trilhas de aprendizagem surgem como uma solução inovadora para atender às necessidades de uma educação mais personalizada e significativa.

Essa abordagem propõe diferentes caminhos para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento das habilidades, considerando as características individuais de cada aluno. Isso permite que os estudantes avancem em seu próprio ritmo, tornando o processo de aprendizagem mais flexível.

As trilhas de aprendizagem surgiram como resposta às limitações do modelo tradicional de ensino, no qual todos os alunos seguem o mesmo plano de estudos, independentemente de seus interesses e aptidões. A partir dos anos 90, com o avanço das tecnologias da informação e comunicação, a educação começou a se adaptar às demandas de um mundo mais dinâmico e conectado.

Nesse contexto, pesquisadores e educadores passaram a desenvolver novas estratégias pedagógicas. A ideia das trilhas de aprendizagem foi introduzida, então, por meio da Lei n.º 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e estabeleceu as regras para o Novo Ensino Médio.

O objetivo dessa mudança é tornar o ensino médio mais flexível, alinhado às demandas do século XXI e às expectativas dos jovens, que desejam ter uma formação mais conectada à sua realidade e às suas aspirações profissionais.

Para facilitar a compreensão e a aplicação dessas mudanças, preparamos um conteúdo completo para você, que busca maneiras eficientes de implementar a trilha de aprendizagem em sua escola.

Quais os propósitos da trilha de aprendizagem?

A estratégia de trilhas de aprendizagem tem como objetivo central proporcionar uma formação mais completa, permitindo que o aluno desenvolva habilidades e competências que vão além do conteúdo acadêmico tradicional e que contribuam na sua capacidade de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

Além disso, as trilhas de aprendizagem buscam:

  • Promover a autonomia do aluno: ao permitir que o estudante escolha seu próprio caminho de aprendizado, as trilhas estimulam a autodisciplina, a responsabilidade e a autoconfiança.
  • Estimular o engajamento e a motivação: ao considerar os interesses e as habilidades individuais dos alunos, as trilhas de aprendizagem tornam o processo educacional mais atraente e significativo.
  • Desenvolver competências do século XXI: as trilhas de aprendizagem estimulam o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e comunicação, fundamentais no mundo atual.
  • Fortalecer a inclusão educacional: ao adaptar-se às necessidades e características de cada aluno, as trilhas de aprendizagem promovem uma educação mais inclusiva e equitativa.

Tipos de trilha de aprendizagem

As trilhas de aprendizagem no NEM são divididas em itinerários formativos, que englobam cinco áreas de conhecimento:

  • Linguagens e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Formação Técnica e Profissional

Cada itinerário formativo possui um conjunto de matérias e atividades que visam desenvolver habilidades específicas, conforme os interesses e aptidões dos estudantes.

A escola pode optar por oferecer trilhas de aprendizagem transversais, que abordam temas como empreendedorismo, sustentabilidade, inovação e outros assuntos relevantes para a formação dos alunos.

5 passos para colocar as trilhas de aprendizagem em prática

Para implementar as trilhas de aprendizagem em sua instituição de ensino, siga os seguintes passos:

  1. Diagnóstico e planejamento
    Realize um diagnóstico detalhado das necessidades e demandas dos estudantes, professores e comunidade escolar. Este é um momento crucial para identificar os interesses e aptidões dos alunos, bem como as áreas em que a escola pode oferecer trilhas de aprendizagem mais eficazes.
  2. Desenvolvimento do currículo
    Com base no diagnóstico e planejamento, desenvolva um currículo flexível que contemple os itinerários formativos e as trilhas de aprendizagem transversais. Esse currículo deve ser adaptável às necessidades e interesses dos estudantes e estar alinhado com as diretrizes do Novo Ensino Médio.
  3. Capacitação dos professores
    Promova a capacitação dos professores para que eles possam atuar de maneira eficiente nas trilhas de aprendizagem. Isso inclui a formação em metodologias ativas de ensino, a atualização em relação às áreas de conhecimento e a orientação sobre como trabalhar com os itinerários formativos.
  4. Engajamento dos estudantes
    Incentive a participação dos estudantes na escolha de suas trilhas de aprendizagem, dando voz e espaço para que eles expressem seus interesses e expectativas. Essa é uma maneira eficaz de promover a motivação e o engajamento dos alunos, que se sentirão mais protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem.
  5. Acompanhamento e avaliação
    Acompanhe e avalie constantemente a implementação das trilhas de aprendizagem, identificando pontos de melhoria e ajustando o processo conforme necessário. Isso inclui o monitoramento do desempenho dos estudantes, a verificação da eficácia das atividades e o alinhamento do currículo com as expectativas dos alunos e da comunidade escolar.

Após o planejamento de quais serão as trilhas de aprendizagem e os componentes curriculares que formarão cada uma delas, a instituição tem o desafio de organizá-las no quadro de horários.

Descubra 4 formas eficientes de realizar essa atividade, aqui.

Inovando na implementação das trilhas de aprendizagem

Separamos algumas estratégias e práticas para gestores e diretores escolares, que buscam implementar as trilhas de aprendizagem de maneira eficiente e aprimorar a abordagem educacional em suas instituições.

Confira:

Estabeleça parcerias e conexões com o mundo do trabalho

Estabeleça parcerias com empresas, instituições de ensino superior e organizações não governamentais, que possam contribuir para a elaboração e execução das trilhas de aprendizagem. Essas parcerias podem envolver a oferta de estágios, visitas técnicas, palestras, oficinas e projetos colaborativos, proporcionando aos alunos uma experiência mais próxima da realidade profissional.

Incentive a pesquisa e inovação

Promova a pesquisa e a inovação como parte das trilhas de aprendizagem, estimulando os alunos a desenvolverem projetos e investigações científicas nas áreas de seu interesse. Essa prática pode ser viabilizada por meio de parcerias com instituições de pesquisa, laboratórios e centros de inovação, oferecendo suporte técnico e recursos para os estudantes.

Promova a participação em eventos e competições

Incentive a participação dos alunos em eventos e competições acadêmicas, como feiras de ciências, olimpíadas do conhecimento e mostras de projetos. Essas atividades podem ampliar a visão dos estudantes sobre as possibilidades de atuação em suas áreas de interesse e fomentar a troca de experiências e aprendizados com outras escolas e estudantes.

Integre a comunidade local

Envolver a comunidade local na implementação das trilhas de aprendizagem é uma estratégia valiosa para enriquecer o processo educativo e estreitar os laços entre a escola e a sociedade. Promova projetos que abordem questões locais e estimulem a participação dos alunos em ações de voluntariado, melhorando a qualidade de vida e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da comunidade.

Lembre-se: a tecnologia é uma grande aliada nesse processo

Sistemas para criação e gestão de horários escolares ajudam na implementação das trilhas de aprendizagem, facilitando a criação, o gerenciamento e o acompanhamento dos itinerários formativos. Por isso, explore toda a tecnologia que estiver ao seu alcance.

Adote ferramentas de análise de dados para acompanhar e avaliar o desempenho dos estudantes nas trilhas de aprendizagem. Essas soluções possibilitam a identificação de padrões e tendências, auxiliando na tomada de decisões e na elaboração de estratégias pedagógicas mais eficientes.

Além disso, incorpore recursos digitais, como vídeos, podcasts, jogos educativos e aplicativos, que podem enriquecer as trilhas de aprendizagem e tornar o ensino mais dinâmico e atraente. E, claro, promova a capacitação dos professores para que eles possam utilizar essas ferramentas de maneira mais eficiente.

Use o URÂNIA para gerenciar as trilhas de aprendizagem na sua instituição

O URÂNIA soluciona a implementação das trilhas de aprendizagem com funcionalidades específicas para o Novo Ensino Médio.
A função “turma-trilha” permite definir a grade curricular de cada itinerário, assim como os professores atribuídos a cada um dos componentes, adaptando os dados do quadro de horário.

Conheça o URÂNIA e descubra como otimizar a gestão dos horários escolares da sua instituição para o NEM.

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