Pilares para planejar um ano letivo produtivo
Tempo estimado de leitura: minutos
7 de dezembro de 2022
A organização do próximo ano letivo é muito importante e desafiadora para os professores, gestores e diretores das escolas.
Esse planejamento envolve algumas prioridades e etapas essenciais para que o ano letivo seja produtivo.
Além do foco estar voltado para o futuro, esse momento também permite uma reflexão sobre o ano que passou.
Alguns aspectos que podem ser observados durante a organização do ano seguinte são: avaliação da participação em atividades extraclasse e eventos, desempenho dos estudantes e execução do Projeto Político Pedagógico (PPP).
Neste artigo reunimos algumas dicas essenciais que podem servir como base de trabalho neste período. Leia mais!
Pilares que facilitarão a gestão
A gestão escolar conta com uma série de atribuições durante todo o ano letivo que refletem principalmente na condução da rotina das aulas e na relação da escola com a comunidade e pais.
Contudo, essas e outras atribuições da gestão escolar são melhor executadas quando contam com o auxílio dos professores e até mesmo dos pais.
A visão dos pais é muito interessante, já que eles mantêm uma relação mais próxima com os alunos.
Aquilo que as crianças levam para casa mostra como está sendo conduzida a gestão da escola.
Confira alguns pilares que podem facilitar a gestão:
- Administração transparente e eficaz
A gestão da escola oferece o apoio que os professores precisam nas mais variadas situações, desde a organização do horário escolar, passando também pela intermediação de conflitos.
Sabendo disso, é importante que os membros da gestão façam uma administração transparente e próxima dos professores.
- Ensino de qualidade como prioridade
Oferecer aos alunos um ambiente favorável para a aprendizagem, onde exista espaço para aprimoramento de habilidades, é uma das principais atribuições da gestão escolar.
O cuidado da gestão com a aprendizagem dos alunos garante o acesso deles a um ensino de qualidade.
Dessa maneira a gestão escolar pode potencializar resultados e fortalecer a missão do sistema educacional.
Para um processo de aprendizagem positivo, é essencial contar com a permanência de professores na escola, práticas inovadoras e estratégias baseadas em evidências.
Tudo isso precisa direcionar a gestão que, como já mencionamos, é responsável também pelo aprendizado que os estudantes vão carregar o resto de suas vidas.
- Gestão coletiva
Uma gestão coletiva, ou seja, que recebe o apoio e colaboração de professores, funcionários, pais e alunos, trabalha por um único objetivo comum: o sucesso da escola.
Para que a gestão funcione dessa forma, é preciso estabelecer a comunicação constante entre todos e promover reuniões regulares de aproximação.
A tecnologia pode, inclusive, intermediar essa relação, seja por meio da criação de grupos ou enquetes nas redes sociais.
A aproximação vai criar um ambiente positivo e extremamente inclusivo.
A importância de promover um ambiente favorável para aprendizagem
Uma das metas do planejamento do próximo ano letivo é potencializar a capacidade de aprendizagem que o aluno pode ter na escola como um todo.
Neste contexto existem algumas formas de alcançar o objetivo:
- Organização da sala de aula
A sala de aula é o local onde os estudantes e professores passam a maior parte do tempo.
Por isso, é importante que os alunos sintam-se seguros e acolhidos nesse ambiente.
A iluminação da sala e o uso de tecnologias que possam ilustrar conteúdos são fatores importantes, evitando distrações e aumentando o interesse e atenção dos alunos.
- Estimular interações positivas
A base de um aprendizado eficaz passa pela relação desenvolvida entre os alunos e professores.
Mas não é só essa interação que precisa ser positiva.
O convívio com os colegas e a comunicação em caso de conflitos ou bullying também devem ser priorizadas pela gestão escolar, direção e professores.
Um aluno sem medo de se relacionar com os colegas e professores consegue desenvolver muito mais o seu aprendizado.
- Dar oportunidade a feedbacks e utilizar esses relatos
Uma maneira extremamente eficaz de saber como uma iniciativa está sendo percebida pelos alunos é oportunizar momentos de feedbacks.
Podem ser feitas pesquisas digitais com os estudantes por meio de formulários anônimos para que não exista o receio de algum tipo de repreensão.
Essas informações podem, inclusive, guiar o planejamento do ano seguinte.
A importância do foco no corpo docente
São os professores que se relacionam diretamente com os alunos e é por isso que a gestão deve focar sua atenção e cuidado neste grupo.
Esse cuidado pode ser demonstrado por meio de encontros para ouvir os professores e suas motivações e ainda, pela promoção de vivências ou cursos que contemplem mais de uma área do conhecimento.
Além disso, as solicitações de recursos e equipamentos por parte dos professores também precisam ser priorizadas.
O comportamento dos professores em sala de aula é refletido nos alunos, ou seja, é quase impossível que professores desmotivados consigam engajar positivamente os estudantes.
A retenção de professores é outro aspecto presente que precisa estar no radar da gestão.
Professores entusiasmados e valorizados permanecem trabalhando mais tempo na escola e constroem um ambiente positivo para o aprendizado, criando laços profundos com a comunidade escolar.
Planejamento e cronograma do ano seguinte
Planejar um ano letivo demanda organização de muitos detalhes e um deles é a definição do cronograma do ano seguinte.
Antes de iniciar o esboço do cronograma, revisitar o calendário escolar do ano anterior é uma boa dica para relembrar aquilo que foi assertivo ou não.
A escolha de datas para eventos da escola precisa levar em conta a proximidade ou coincidência com feriados, por exemplo, já que isso influencia na participação do público.
Reunir os professores e discutir o currículo de cada disciplina também é uma boa dica para identificar possíveis lacunas que demandam um suporte adicional.
Planejar as aulas e projetos com antecedência ajuda a adaptar o cronograma, já que algumas atividades são feitas fora da sala de aula e precisam contar com a disponibilidade dos laboratórios ou outros ambientes de uso comum.
Mas o que fazer se o planejamento não saiu como o esperado?
O que foi planejado pode não sair como o esperado e diante dessa situação a primeira dica é: comunicação.
Conversar claramente com a comunidade escolar envolvida, sejam pais, alunos, professores ou gestores, sobre os planos não terem saído como o esperado vai fazer com que todos possam contribuir com alguma sugestão.
Revisar o planejamento e identificar o que não deu certo é uma alternativa para modificar aquilo que precisa de ajuste.
Por último, ser flexível e adaptável nesses casos ajuda a lidar melhor com a situação. E é justamente essa flexibilidade que permitirá que novas ideias e abordagens sejam incorporadas.
Invista em eficiência na gestão escolar
Depois de todos esses pontos, fica evidente a quantidade de atribuições da gestão escolar.
Assim a ADMINISTRAÇÃO DE TEMPO passa a ser extremamente importante para que a diretoria e coordenação da escola consiga desempenhar seu papel muito melhor e com mais tranquilidade.
Neste momento, você deve contar com o URÂNIA, uma solução desenvolvida para facilitar a rotina da escola por meio da organização das grades horárias dos professores.
Os horários gerados pelo URÂNIA satisfazem plenamente os professores, pois respeitam as suas disponibilidades. Isso faz com que se sintam mais motivados no trabalho em sala, criando aulas diferenciadas e que sejam interdisciplinares.
Esses diferenciais farão com que o aprendizado dos alunos seja mais produtivo e engajado durante o ano letivo.
Saiba mais como a nossa solução pode melhorar a rotina da escola.