⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Você sabe a importância do planejamento financeiro escolar?

Tempo estimado de leitura: minutos

18 de maio de 2017

Você sabe a importância do planejamento financeiro escolar?

Quando um gestor escolar não tem um planejamento financeiro para o próximo ano, ele pode ter sérios problemas.

Mesmo com todas as incertezas inerentes ao futuro, fazer um planejamento financeiro é a maneira mais inteligente e eficaz de se preparar adequadamente para ele, evitando surpresas negativas por displicência.

A importância de fazer um planejamento financeiro escolar

Estipular metas

O planejamento financeiro escolar possui metas a serem atingidas, em curto, médio e longo prazo, não só para a instituição como também para cada equipe. O cálculo é sempre feito sobre os recursos disponíveis e os presumíveis durante certo período para que as metas sejam cumpridas.

Organização

As contas precisam estar muito bem organizadas em planilhas objetivas e com todas as informações sobre elas, para que o gestor tenha total clareza do que dirige e assim poderá tomar as decisões mais certas.

Fechamento das contas

Isso significa saber se os recebimentos e pagamentos fecham, sem necessidade de usar outros recursos como empréstimos para sanar pendências. E se é possível fazer investimentos para melhorar a infraestrutura do colégio e dar suporte aos professores e alunos em outras empreitadas.

Cenários

Quando um planejamento financeiro é feito de forma correta, ele apresenta diversos cenários, já prevendo a influência de fatores externos, desse modo é possível tomar as melhores decisões em qualquer momento.

Etapas para um bom planejamento financeiro

Não basta para um gestor, pensar apenas nas contas para pagar e não definir metas para o crescimento da instituição. Essas metas podem ser de várias naturezas sempre em prol da qualidade de ensino, como investimentos em infraestrutura, contratação de profissionais mais qualificados, inclusão de cursos extras, sanar dívidas entre outros.

A partir dessas definições de metas, é preciso organizar uma estratégia para conquistá-las. O mais importante é que elas sejam viáveis e sustentáveis, sendo passíveis de serem realizadas com o empenho certo. De nada adianta uma meta inalcançável, que só serve para gerar frustração.

Quando os recursos não estão 100% organizados para que sejam realizadas metas objetivas e necessárias, é preciso muito foco para não sair do planejamento financeiro estipulado. Com investimentos a longo prazo e até mesmo sacrifícios e controle firme das contas, é possível atingir um objetivo mais importante. As despesas precisam estar totalmente sob controle, com informações mensais para saber tudo o que está acontecendo em cada período do ano.

Planejamento para emergências

O planejamento financeiro correto permite que todas as emergências financeiras que acontecem durante o ano possam ser controladas sem maiores problemas. Situações como: atraso no pagamento de mensalidades, obras na escola e até demissões e contratações inesperadas.

Controle, organização e métodos são as palavras-chaves para um planejamento financeiro correto e promissor para uma gestão escolar de qualidade.