Tendências pedagógicas para 2024

Se você acompanha o universo educacional de perto, sabe que ele está em constante evolução e é afetado por diferentes aspectos, como os avanços tecnológicos, as mudanças sociais e as experiências passadas.

Dessa forma, a cada ano que passa, novas tendências e práticas vão ganhando espaço no setor, chamando a atenção de educadores, gestores e comunidade escolar.

Para este início de ano letivo, é importante refletir sobre as tendências que moldaram a educação em 2023 e conhecer as novas práticas pedagógicas que podem se destacar em 2024.

Por isso, apresentamos neste artigo as principais tendências pedagógicas para este ano, bem como um panorama do que foi destaque na educação em 2023. Continue acompanhando!

Retrospectiva 2023: um olhar sobre as tendências passadas

O ano de 2023 foi bastante agitado no universo da educação, principalmente devido a temas como conectividade, limites da tecnologia e impactos da pandemia.

Ao longo do ano letivo, enquanto as escolas ainda enfrentavam as consequências da COVID-19 e lidavam com a recomposição das aprendizagens, a discussão sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) invadiu as salas de aula e trouxe questionamentos quanto ao uso desse recurso na educação.

Confira um panorama sobre o que foi destaque na educação em 2023 e as lições aprendidas durante esse ano:

  • Ensino remoto e híbrido

Especialistas e educadores já haviam previsto que os impactos da pandemia da COVID-19 na educação iriam se estender por alguns anos.

E com o fim da crise sanitária, ainda em 2023, práticas como o ensino remoto e híbrido continuaram em foco ao longo do ano.

No ensino remoto, professores e alunos interagem por meio de encontros virtuais, em um processo que pode impactar como a educação se desenvolve.

Como resultado da adoção do ensino remoto durante a pandemia, os polos de educação a distância (EAD) acabaram ganhando destaque em 2023, com o aumento na procura por cursos nesta modalidade.

Já o ensino híbrido, que mescla o ensino presencial e o remoto, também esteve presente em 2023, permitindo um processo de aprendizado mais flexível e dinâmico.

  • Uso de tecnologias educacionais

O uso de tecnologias educacionais para personalizar e otimizar o ensino também representou uma tendência em 2023.

A expectativa do fortalecimento de tecnologias como realidade aumentada e realidade virtual, esperada para 2023, coincidiu com a popularização da Inteligência Artificial Generativa.

A rápida adesão a ferramentas como o ChatGPT (baseadas em IA generativa) provocou debates dentro e fora da sala de aula quanto ao uso dessa tecnologia na educação, a autoria de conteúdos acadêmicos e educacionais, entre outras questões ligadas ao trabalho criativo e à originalidade de obras.

Com a capacidade de responder a questões específicas e complexas em uma linguagem fluída, o ChatGPT se tornou uma preocupação, deixando muitas lacunas sobre os limites da tecnologia.

  • Grade curricular personalizada e habilidades socioemocionais

A consolidação do Novo Ensino Médio (NEM) possibilitou aos alunos uma maior liberdade para escolher as áreas de conhecimento de maior interesse e afinidade.

Dessa forma, foi possível personalizar a aprendizagem e evidenciar as características e facilidades de cada estudante.

Já o ensino de competências socioemocionais, previsto nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), também representou uma tendência educacional no ano de 2023.

Este ensino ajuda no desenvolvimento da autoconsciência, da autogestão, de habilidades de relacionamento, entre outras competências essenciais para os estudantes.

Principais tendências pedagógicas para 2024

Com a proximidade do início das aulas, gestores de escolas, colégios e demais Instituições de Ensino devem estar atentos às principais tendências que irão moldar o caminho do aprendizado em 2024.

Isso porque conhecer os temas que estarão em alta durante este ano letivo é fundamental para garantir que a instituição se mantenha atualizada sobre os recursos e novidades no universo educacional

Confira a seguir as principais tendências pedagógicas para 2024:

1 – Personalização da aprendizagem

Dando continuidade à tendência observada em 2023, a personalização no ensino também se destaca em 2024.

Neste contexto, o processo de ensino passa a considerar as particularidades de cada aluno, considerando as diferentes formas de aprendizado, habilidades, aptidões e necessidades.

Na personalização da aprendizagem, é necessário elaborar planos de aula compatíveis com a realidade particular de cada estudante.

Contudo, é importante ressaltar que a personalização não significa elaborar um plano exclusivo para cada aluno, mas sim oferecer possibilidades de escolha e aumentar a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem.

A personalização da aprendizagem é uma boa metodologia para atender às demandas atuais não supridas pelo ensino tradicional.

2 – E-learning

Tendência pedagógica para 2024, o e-learning é um modelo de ensino que usa plataformas digitais e internet para promover o aprendizado a distância, em um ambiente virtual que substitui a sala de aula física.

Oferecendo maior flexibilização de horários, o e-learning permite que o aluno estude de qualquer lugar por meio de um espaço virtual com aulas, materiais, atividades e recursos necessários para o aprendizado.

A sala virtual também possibilita o contato com os docentes e demais alunos para a resolução de dúvidas e trocas de conhecimento.

3 – Microlearning

O microlearning (microaprendizagem) é uma tendência que vem ganhando espaço no universo educacional, ao realizar um processo de aprendizagem gradual, em “doses menores”, mais ágeis e diretas.

O objetivo do microlearning é proporcionar uma aprendizagem em um curto período, trazendo mais objetividade ao processo, por isso, esse método preza pela simplificação e agilidade na hora de transmitir o conteúdo.

Uma das maiores vantagens do microlearning é a melhora na retenção das informações apresentadas, já que o método facilita a compreensão dos conteúdos apresentados e não apenas a mera memorização.

Outra vantagem do microlearning é o aumento do engajamento em sala de aula, uma vez que a absorção do conteúdo ocorre em um processo menos cansativo e otimizado para os alunos.

4 – Ensino híbrido

Seguindo como tendência pedagógica em 2024, após ganhar destaque durante a pandemia, o ensino híbrido tende a manter sua importância por mais tempo no cenário educacional.

Isso porque esta modalidade permite a flexibilização do ensino ao trabalhar o aprendizado tanto presencialmente quanto a distância, por meio de plataformas digitais e atividades integradas.

Com o ensino híbrido, o estudante tem maior autonomia para escolher onde e quando estudar, elaborando uma rotina de estudos compatível com sua realidade.

Dessa forma, o aluno desenvolve habilidades essenciais, como senso de responsabilidade, capacidade para tomadas de decisão assertivas, tolerância, entre outras.

Explorar os temas e tendências pedagógicas que moldarão a educação em 2024 é essencial para a comunidade escolar, uma vez que fornece insights que podem ser valiosos para gestores e educadores ao longo do ano letivo.

O uso de tecnologia na gestão escolar

O uso de tecnologia na educação não se limita apenas à área pedagógica. Cada vez mais Instituições de Ensino estão aderindo a sistemas e softwares integrados para facilitar os processos de gestão.

Um bom sistema de gestão escolar auxilia na administração de uma série de processos internos em diferentes áreas, como financeira, pedagógica e acadêmica, facilitando a organização e a resolução dos principais desafios que fazem parte da rotina escolar.

Contar com uma ferramenta de gestão possibilita ainda a integração entre departamentos, a automatização de tarefas e a coleta de dados, descomplicando a administração interna e trazendo mais eficiência para a Instituição de Ensino.

Neste contexto, o URÂNIA representa uma ferramenta moderna e bastante eficiente para auxiliar a gestão do quadro de horários de escolas, colégios, faculdades e demais instituições durante o ano letivo.

Com mais de 30 anos de experiência, o URÂNIA atende às demandas de mais de 7.000 escolas em todo o Brasil, oferecendo uma solução completa para facilitar e otimizar a elaboração do quadro de horários.

O URÂNIA realiza a construção do quadro de horários de forma automatizada, com base nas diversas variáveis que influenciam no processo e o ajuste da grade conforme as mudanças na rotina da instituição ao longo do ano.

Com o URÂNIA, é possível descomplicar e resolver a grade escolar da sua Instituição de Ensino.

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