Qualidades de um líder na gestão escolar
Quais são as qualidades desejáveis em um líder escolar?
Carisma: Como citamos acima, saber como cativar o público para que ele te ouça é fundamental em qualquer âmbito, até mesmo na vida profissional. Para informar as decisões, perguntar opiniões e coletar informações é essencial que você saiba como estimular o seu ouvinte ou quem estiver falando a se sentir motivado para continuar a se comunicar. Por isso, demonstrar interesse real pelo o que os outros falam é essencial. Quando as pessoas são ouvidas tendem a se sentir mais à vontade. Escute seus alunos, professores e pais dos discentes, dessa forma você poderá melhorar o desempenho escolar;
Responsabilidade: Esteja pronto para assumir as responsabilidades. Um líder escolar eficiente deve assumir sua função e procurar resolver os obstáculos que sua instituição possa encontrar pela frente. Abra novos caminhos e permita que os membros de sua equipe e os alunos alcancem o sucesso;
Empatia: Reconhecer e respeitar os problemas pessoais dos outros ao seu redor é essencial. Um bom gestor reconhece que os membros da equipe têm o seu próprio espaço e vida além da escola. Isso significa respeitar os limites pessoais de cada um e não ser invasivo quanto a sua privacidade. Um líder deve trabalhar no sentido de suprir as expectativas dos seus colaboradores, preservando os limites que existem entre chefia e subordinado;
Seletivo: Seja um gestor de aprendizado. Você não precisa ser PHD em todas as disciplinas, mas é primordial saber diferenciar o que bom ou ruim para a instituição. É possível utilizar diversos parâmetros para a avaliação, tais como identificar quem são as pessoas que mais podem ajudá-lo no trabalho de formação. Ter acesso a uma rede de contatos de especialistas em cada disciplina, é fundamental, bem como oferecer opções gratuitas e tempo para que seus docentes possam realizar uma formação continuada;
Antenado: O diretor não precisa se tornar especialista em cada nova tecnologia que surge, mas é importante manter-se sempre atualizado sobre novidades que possam trazer benefícios à escola como um todo. Conhecer as ferramentas básicas do EdTech, que podem facilitar o seu dia-dia e te liberar para realizar outras funções têm o potencial de beneficiar não só o seu gerenciamento de tempo, mas também a organização da Instituição de Ensino como um todo;
Exemplar: A melhor forma de liderar é se tornar aquilo que você cobra dos seus colaboradores. Se você quer pontualidade, seja pontual. Se quer organização, seja organizado. Se você quer mudanças, seja a primeira pessoa a demonstrar um bom comportamento para apoiar novas metodologias ou abraçar um novo conceito. Por esse motivo, um bom líder nunca deve agir pelo impulso e irritar-se quando contrariado, servindo sempre de exemplo para sua equipe;
Humildade: Um bom líder deve reconhecer o momento de pedir ajuda, admitir quando estiver errado ou mesmo quando não sabe de algo. Não é sinal de fraqueza, reconhecer suas vulnerabilidades é o que leva à inovação e ao desenvolvimento profissional;
Saber delegar responsabilidades: Acredite na inteligência coletiva. Aceite o fato de que às vezes você pode não ter todas as respostas ou tomar as melhores decisões. É muito mais eficaz contar com a inteligência coletiva de uma equipe em vez de tomar decisões ruins sozinho, por pura teimosia;
Gratidão: Alguém te ajudou a solucionar um problema? Seja grato! Saber reconhecer os méritos da sua equipe também faz parte das qualidades de um bom líder. Essa é uma ferramenta de gestão que garante a satisfação do profissional deixando-o mais motivado para gerar maiores resultados;
Retribua: Por último, mas não menos importante, para um bom líder é fundamental saber como oferecer o feedback. Seja ele negativo, positivo ou apenas para ilustrar os resultados obtidos. Afinal, esse sem dúvidas é um dos processos que pode definir como os outros entenderão a sua gestão. Reúna-se com a sua equipe periodicamente e ofereça feedbacks sobre as atividades desempenhadas e o desenvolvimento do profissional dentro da escola, de forma individual quando for negativo, e de forma coletiva quando for positivo, as pessoas adoram ser elogiadas, e detestam se sentir humilhadas quando criticadas em público.
O que um líder escolar precisa ter em foco?
Algumas posturas são fundamentais para desenvolver uma boa liderança na escola, separamos três delas para te ajudar:
1. Reconhecer o ambiente onde está atuando: Nem todas as escolas contam com os mesmos recursos, por isso é essencial que você adeque às suas expectativas à sua realidade. Procure conhecer a fundo os dados sobre a escola que você vai atuar, encontre os problemas e veja o que pode ser transformado. Se você não sabe por onde começar, experimente responder a pergunta: Qual o problema mais encontrado na Instituição de ensino? Desinteresse? Abandono? Repetência? Foque nisso para se reunir com a equipe em busca de soluções;
2. Liderar bem é diferente de mandar: Não trate seus colegas como se você fosse superior, entenda que você apenas está ocupando um cargo diferente deles, mas que todos (funcionários, professores, alunos e comunidade), são importantes para o bom funcionamento escolar. Como pontuamos anteriormente, para obter bons resultados na escola é preciso trabalhar em equipe. Por isso, é essencial envolver os professores e funcionários no planejamento, bem como atuar criando oportunidades que dêem autonomia para que eles realizem ações voltadas para melhorar as condições de ensino. Nessa senda, também é importante ouvir os estudantes e a comunidade. Faça com que os pais e alunos participem das reuniões e ampliem as políticas escolares. Desse modo você poderá construir um ambiente cada vez mais agradável e produtivo para todos;
3. Estabelecer metas claras! Não adianta planejar algo em conjunto com os professores se os projetos ficam apenas “no campo das ideias”. Seja objetivo! É preciso estabelecer metas claras, factíveis e principalmente que possam ser feitas durante a sua gestão.
Essas dicas são ótimas maneiras de garantir que os trabalhos continuem alinhados com as metas estabelecidas pela escola. E você, como desenvolve esta e outras qualidades de liderança na sua vida profissional?