⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Qual a importância de dados e sistemas integrados para a gestão escolar?

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

16 de setembro de 2020

sistemas integrados

Nos últimos anos, a tecnologia tornou-se parte do dia a dia de pessoas e empresas, e também das escolas. Atualmente, existem diversas ferramentas que facilitam o trabalho da gestão escolar, mas é importante garantir que os sistemas estejam integrados.

Uma instituição educacional é formada por diversos setores e pessoas que são fundamentais para garantir a qualidade do ensino e o aprendizado dos alunos. Parte da rotina escolar é formada por tarefas e processos, que podem ser automatizados com o auxílio de sistemas integrados.

O armazenamento de documentos e informações dos alunos, comunicação interna e elaboração do horário escolar, por exemplo, são algumas das atividades essenciais para a gestão escolar que podem ser resolvidas com muito mais eficiência por meio de recursos tecnológicos.

Com a integração entre as ferramentas tecnológicas utilizadas pelos gestores, professores e colaboradores, todos os dados são centralizados, facilitando o acesso e a filtragem das informações mais relevantes.

Dessa forma, é possível ter uma visão completa da instituição e otimizar o tempo de todos os envolvidos na rotina escolar. A pegada sustentável também é valorizada, uma vez que a utilização de papéis e impressos é diminuída pela digitalização dos documentos e aproveitamento de informações em comum.

Ao manter a escola organizada, o gestor também facilita a elaboração de um planejamento a longo prazo, com a definição e mensuração das metas e objetivos da instituição.

Nesse cenário, os professores sentem-se mais seguros para sugerir e colocar em prática projetos interdisciplinares, por exemplo, que ajudam os alunos a desenvolverem soft skills e outras habilidades para além do conhecimento transmitido em sala de aula.

A tecnologia no dia a dia da gestão escolar

Com o crescimento da escola, é comum que o gestor comece a adotar a tecnologia de maneira gradual e, quando se dá conta, cada setor utiliza uma ferramenta diferente e não há um ponto de convergência.

Com isso, as tarefas cotidianas acabam utilizando mais tempo do que o necessário e a produtividade dos profissionais é prejudicada. Além disso, é mais difícil construir projetos em conjunto, pois os setores ficam isolados, ilhados na própria rotina.

Para evitar esse problema, é importante que todos os sistemas sejam integrados e centralizados para facilitar o acesso às informações e possibilitar que o gestor tenha uma visão completa do funcionamento da instituição.

Assim, ao integrar os dados e sistemas de gestão escolar, o gestor também favorece a integração entre as pessoas que fazem parte da instituição e estimula um trabalho mais colaborativo em prol dos mesmos objetivos.

Para isso, nem sempre é necessário fazer grandes investimentos em softwares ou hardwares. Conhecer todos os recursos das ferramentas disponíveis na instituição e explorar ao máximo o potencial delas é um detalhe importante, pois pode evitar problemas de falta de comunicação e desperdício de tempo.

Uma escola preocupada com o desempenho de seus colaboradores e alunos deve fazer um diagnóstico do seu cenário atual e elaborar um planejamento para que a tecnologia seja utilizada como uma solução para os gargalos nos processos.

Com isso, é possível manter a escola organizada e pronta para receber os alunos a partir do primeiro dia de aula, com o Projeto Político Pedagógico (PPP) pronto, o setor administrativo organizado e os horários escolares otimizados para equilibrar as disciplinas e melhorar o desempenho dos estudantes. 

Pensando nisso, o URÂNIA, que foi desenvolvido para facilitar o dia a dia de todos os envolvidos na rotina escolar, pode ser integrado a vários sistemas de gestão para facilitar o cadastro das variáveis do horário escolar.

Se você utiliza um sistema de gestão educacional, pode se beneficiar integrando-o ao URÂNIA. O URÂNIA importa dados como turmas, disciplinas e grade curricular para elaborar o horário que, depois de pronto, pode ser exportado para outros softwares.

Alguns sistemas que já estão integrados ao URÂNIA para facilitar a gestão da sua instituição de ensino são:

O URÂNIA possibilita que você teste diversas combinações de horários até encontrar o que melhor se adapta à realidade da sua escola, mantendo-a organizada a partir do primeiro dia de aula.

Dessa forma, é possível reduzir o número de janelas na grade dos professores, controlar a utilização de espaços coletivos e promover o equilíbrio das disciplinas para melhorar a qualidade do ensino.

Com o URÂNIA, você tem tudo o que precisa para elaborar um horário escolar de qualidade e facilitar a gestão escolar. Conte conosco para resolver sua grade e otimizar o tempo de gestores e professores.

Para saber mais sobre as funcionalidades disponíveis e assinar o software, entre em contato com nossos especialistas. Ligue para 0800 702 2011.