⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Qual a importância de aplicar a sustentabilidade na escola?

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

21 de março de 2022

Entenda a importância da sustentabilidade na escola e saiba como aplicar esse conceito na sua instituição e ajudar na construção de um mundo melhor.

Em um mundo com escassez de recursos naturais e degradação do meio ambiente, a sustentabilidade na escola é um assunto cada vez mais importante.

As crianças e adolescentes de hoje serão os responsáveis pelas ações econômicas, políticas e administrativas do futuro, portanto, é fundamental que conheçam a importância da preservação ambiental e saibam como aplicá-la.

Nesse sentido, a instituição deve ir além dos conhecimentos teóricos e trabalhar com ações práticas de sustentabilidade para incentivar a criação de hábitos e responsabilidades nos alunos. Com o apoio dos professores, a consciência sustentável formada na escola irá chegar também às famílias dos estudantes e outros grupos sociais frequentados por eles.

A importância da sustentabilidade na escola

A sustentabilidade na escola pode ser definida como a aplicação de um conjunto de práticas e ensinamentos focados no desenvolvimento sustentável do planeta.

Esse assunto é cada vez mais discutido devido à sua importância cada vez maior, pois a geração atual já está vivenciando problemas decorrentes da escassez de recursos naturais e da degradação do meio ambiente.

Além disso, as crianças e adolescentes de hoje serão responsáveis por tomar decisões importantes no futuro, reforçando a importância da consciência ambiental a ser cultivada ao longo da vida.

Ao conhecer as causas e consequências do problema, eles serão capazes de entender e criar ações que possibilitam usufruir dos recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente.

Outro ponto importante de trabalhar esse tema na escola é o fato de que os principais hábitos dos indivíduos são desenvolvidos desde a infância.

Assim, se o tema for abordado o mais cedo possível e de uma forma que incentive o engajamento, a escola estará formando adultos com valores e conhecimentos sólidos sobre as relações entre o ser humano e o meio ambiente.

A escola que se torna referência nessa área também amplia seu alcance e influencia a sociedade de uma maneira geral, o que contribui para controlar o impacto dos problemas ambientais e criar um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

Como aplicar a sustentabilidade na escola?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) coloca a sustentabilidade como uma das competências que devem ser desenvolvidas pelos estudantes: “Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.”

Por isso, é fundamental abordar a discussão sobre desenvolvimento sustentável, inserindo o tema nas disciplinas de maneira transversal, já que a sustentabilidade não se restringe a somente uma área do conhecimento.

Cada instituição de ensino pode definir a melhor maneira de incluir o assunto no currículo, levando em conta o contexto e a realidade de cada local.

Para ajudar as escolas a se aprofundarem no tema, criamos o e-book “Sustentabilidade na escola”, que inclui os seguintes assuntos:

  • O que é sustentabilidade?
  • Por que falar de sustentabilidade na escola?
  • 10 dicas para colocar a sustentabilidade em prática na sua escola.

A GEHA Sistemas Especialistas, empresa desenvolvedora do UR NIA, tem um compromisso com a educação e o desenvolvimento sustentável.

Desta forma, incentivamos as escolas parceiras a colocarem a sustentabilidade em prática no dia a dia, pois acreditamos que fortalecer e incentivar atitudes positivas é uma das maneiras mais eficientes de construir um mundo melhor.

Faça o download gratuito do e-book e saiba como aplicar a sustentabilidade na sua escola para fazer parte desse movimento.