Por que a metacognição é fundamental no processo de aprendizagem?
Para muitos alunos, a aprendizagem representa uma tarefa difícil, que demanda mais tempo e esforço, já para outros, esse processo ocorre com mais facilidade e sem a necessidade do apoio constante do professor. Você já se perguntou por quê? A resposta pode estar na metacognição. Mas o que isso significa no contexto da educação?
Neste artigo, iremos apresentar o conceito de metacognição e abordar mais sobre esse assunto no universo educacional. Continue a leitura para saber mais!
O que é metacognição?
A palavra meta, de origem grega, quer dizer “acima de alguma coisa”, já o termo cognição é sinônimo de aprendizado, compreensão e pensamento. Assim, metacognição é a ação de “pensar sobre como pensamos”.
Este conceito está relacionado com a habilidade do indivíduo de refletir como é seu processo de aprendizagem, de entendimento sobre as coisas e de tomada de decisões.
Na prática, é como se nos observássemos enquanto estamos aprendendo algo novo, percebendo quais estratégias funcionam melhor para o entendimento e absorção do conteúdo ou para a resolução de problemas e desafios.
A metacognição também envolve compreender as próprias limitações e reconhecer quando é necessário buscar auxílio ou realizar um esforço maior no processo de aprendizagem.
Apesar de não ser um conceito amplamente abordado no contexto atual, a metacognição é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Isso porque, ao ter o controle de seus processos cognitivos — que envolvem a compreensão, a memória e a atenção — o estudante se torna mais independente e organizado no ambiente escolar, sendo capaz de cumprir prazos, planejar os estudos e ter consciência de seu processo de aprendizagem.
Metacognição e aprendizagem: qual a relação?
A metacognição desempenha um papel essencial na aprendizagem, pois permite aos estudantes observarem e corrigirem seus pensamentos, desenvolvendo estratégias mais assertivas para construir e absorver o conhecimento.
Mas como a metacognição se faz presente no dia a dia escolar?
Na prática, a metacognição está presente na resolução de problemas, no momento em que o aluno faz uma primeira representação mental da questão a partir dos dados informados e dos conhecimentos relacionados já presentes na memória.
Em seguida, o estudante desenvolve uma possível resolução para a questão, readaptando a hipótese continuamente até chegar a uma resposta final e concreta.
O impacto da metacognição na aprendizagem
Agora que você conferiu como a metacognição está relacionada com o processo de aprendizagem dos estudantes, fica fácil identificar a importância desse conceito para o ensino e o conhecimento dos alunos.
Fazer uso da metacognição como processo de aprendizagem no dia a dia escolar permite ao estudante melhorar seu desenvolvimento no geral, uma vez que possuir habilidades de metacognição nada mais é do que saber como se aprende e saber como estudar.
Estudantes capazes de utilizar as estratégias de metacognição demonstram maior eficiência no processo de aprendizagem, pois se tornam indivíduos capazes de utilizar o conhecimento adquirido em novas estratégias e ideias, e de reconhecer suas forças e fraquezas nas mais diversas áreas do ensino.
É importante ressaltar que os benefícios da metacognição não se limitam apenas ao universo escolar. Ter este autoconhecimento também ajuda crianças e jovens nas situações desafiadoras do dia a dia.
Como ajudar os alunos a aprenderem com a metacognição
Considerando a importância da metacognição para o processo de aprendizagem de crianças e jovens, é essencial aplicar este conceito em sala de aula.
Mas como fazer isso?
Apesar de parecer um assunto complexo, a metacognição pode ser ensinada nas escolas de forma eficiente e simples, basta seguir alguns passos:
- Antes de tudo, é importante introduzir o tema em sala de aula, explicando o conceito de metacognição de forma clara e ressaltando que todos os alunos podem desenvolver essa habilidade. O uso de metáforas para explicar o assunto facilita a compreensão e a prática.
- Em seguida, é interessante provocar uma reflexão nos estudantes. Para isso, vale sugerir que cada aluno descreva como conduz seus pensamentos e se ele busca novas formas de observar um assunto ou pontos de vista diferentes.
- A partir desta reflexão, é possível questionar os estudantes quanto a melhor maneira de conduzir os pensamentos e quais estratégias podem levar aos melhores resultados.
- Para manter o interesse dos jovens no tema e a motivação no aprendizado, facilitando o planejamento dos estudos, os professores podem, sempre que possível, permitir que os alunos escolham os assuntos que geram maior interesse e que gostariam de aprender.
Para aplicar a metacognição como processo de aprendizagem na sua Instituição de Ensino, programas como o URÂNIA podem ser de grande ajuda.
Como o URÂNIA pode contribuir para o processo de aprendizagem nas escolas?
As Instituições de Ensino contam com uma série de procedimentos e responsabilidades. Nesse sentido, é fundamental otimizar ao máximo os processos internos, contando com a ajuda de soluções que permitam realizar atividades de forma mais rápida e eficiente.
O URÂNIA é um sistema que simplifica a organização dos horários escolares, economizando um tempo valioso para os gestores.
As grades horárias elaboradas pelo URÂNIA garantem o equilíbrio na distribuição de disciplinas, evitando uma rotina tediosa e cansativa para os alunos, fator muitas vezes responsável pelo desinteresse e falta de motivação em sala de aula.
Com o URÂNIA, a sua equipe conta com mais agilidade e assertividade, permitindo aos professores se dedicarem integralmente à sala de aula, à aprendizagem e ao estímulo da metacognição dos estudantes.
Clique aqui para conhecer mais sobre o URÂNIA e acompanhe nossas postagens no blog do URANIA e nas redes sociais Instagram e Facebook.