⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Inova Educação: como gerar horários escolares com o URÂNIA

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

10 de fevereiro de 2021

inova educação

Para renovar a grade curricular e trazer para a escola conteúdos mais próximos da vida dos estudantes, o Governo do Estado de São Paulo lançou, em 2019, o programa Inova Educação. 

Com as mudanças, os alunos têm uma aula a mais por dia para desenvolver suas habilidades socioemocionais e conquistarem uma formação mais abrangente e completa.

O programa, voltado para o 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio da rede pública estadual de São Paulo, inclui novas atividades educativas alinhadas às vocações, desejos e realidades de cada estudante.

Dessa forma, as ações contribuem para melhorar o clima nas escolas e reduzir a evasão escolar, já que os alunos terão maior protagonismo e poderão aprender atividades de acordo com seus objetivos para o futuro.

As inovações curriculares previstas pelo programa estão alinhadas às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e incluem:

  • Tecnologia: as aulas são direcionadas a aprender, na prática, como usar e criar tecnologias para os alunos desenvolverem seus próprios projetos. Temas como mídias digitais, cidadania digital, robótica e programação podem ser abordados pelos professores.
  • Projeto de vida: as aulas com atividades e oficinas apoiam o estudante no planejamento do seu futuro, com ensinamentos sobre gestão do tempo, organização pessoal, compromisso com a comunidade e perspectivas para o futuro.
  • Eletivas: a cada semestre, a escola oferece disciplinas e os alunos escolhem quais irão cursar. Exemplos: Empreendedorismo, Educação Financeira, Economia Criativa, Olimpíadas do Conhecimento, Teatro, entre outras.

Para lecionar sobre os novos componentes, os professores devem passar por uma formação oferecida pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 

As formações são organizadas em dois módulos, um de conteúdo básico e outro de conteúdo aprofundado, para o entendimento mais detalhado sobre o programa. Cada etapa tem carga horária total de 30 horas e o conteúdo básico é dividido da seguinte forma:

  • 8h sobre adolescência e juventudes;
  • 22h sobre Projeto de Vida, Eletivas ou Tecnologia.

Já o módulo avançado irá aprofundar os conteúdos do módulo anterior e fornecer mais insumos para que a implementação do novo modelo seja bem-sucedida. 

Além dessas horas obrigatórias de formação, os docentes poderão participar de módulos complementares para aprofundar seus conhecimentos.

Os profissionais interessados devem fazer o cadastro pelo site da Escola de Formação dos Profissionais da Educação, onde tem o regulamento completo e todas as informações para a inscrição. 

Como o Inova Educação está sendo implementado nas escolas?

O programa beneficia mais de 3,8 mil escolas e 2 milhões de alunos em todo o estado e, para isso, os professores, coordenadores, diretores e demais profissionais da educação serão formados nos novos componentes do currículo.

As premissas do programa são as seguintes:

  • Em vez de 6 aulas por dia, a grade das escolas passa a ter 7 aulas;
  • Serão adicionados 5 novos tempos por semana: 2 para Projeto de Vida, 2 para Eletivas e 1 para Tecnologia;
  • O tempo das aulas será ajustado de 50 para 45 minutos;
  • Os alunos passarão mais tempo na escola: as 5 horas por dia serão alteradas para 5 horas e 15 minutos por dia;
  • Ao longo do ano letivo, em vez de 1.000 horas de aulas, os alunos terão 1.050 horas.

Com a implementação do programa, o propósito é melhorar os índices de aprendizagem e ajudar o aluno a desenvolver-se em outras dimensões além da cognitiva. 

Para isso, as escolas precisarão reestruturar a grade curricular e incluir as novas disciplinas de acordo com as exigências de tempo.

Nesse cenário, a montagem das grades horárias de professores fica ainda mais complicada e lançar mão do uso da tecnologia será fundamental para facilitar o trabalho dos gestores e elaborar um horário escolar de qualidade seguindo as novas diretrizes do Inova Educação e levando em consideração as premissas do modelo de ensino híbrido.

Assim, conte com o URÂNIA, pois ele está preparado para dar todo o suporte à gestão escolar, já que oferece funções que permitem incluir novas disciplinas na matriz curricular de uma forma simples e prática e já oferece funções específicas para a elaboração de horários híbridos.

Como gerar um horário escolar otimizado com o URÂNIA

O URÂNIA é um sistema completo que elabora horários escolares com alta qualidade pedagógica, há mais de 30 anos, determinando o grau de importância de mais de 40 elementos que refletem diretamente na organização da escola, na motivação dos professores e no rendimento dos alunos.

Com a função de horário experimental, você pode testar diversas possibilidades de combinação das disciplinas otimizando os resultados até encontrar a grade que mais lhe agrade.

Além disso, você pode gerar, modificar e fazer experiências com os horários durante todo o ano para manter a escola organizada e funcionando da melhor maneira possível.

Para adaptar o horário de acordo com as aulas diárias e a duração, siga esse passo a passo no URÂNIA:

  1. Acesse o menu Cadastro na opção Básico;
  2. Indique no campo Número de Aulas a opção 7 aulas;
  3. Preencha no quadro Horário das Aulas o horário de início de cada uma das 7 aulas indicadas;
  4. Após essas alterações, revise a carga horária semanal das turmas na opção Turmas no menu Cadastros e a disponibilidade dos professores na opção Individual, no menu Cadastros, seção Professores.

Para incluir os novos tempos, cadastre cada um como uma disciplina comum, seguindo as determinações do programa: 2 aulas para Projeto de Vida, 2 para Eletivas e 1 para Tecnologia.

Para as aulas eletivas, que podem ser lecionadas a mais de uma turma ao mesmo tempo, utilize a opção Turmas a Juntar dentro do menu Cadastro e indique as turmas que deverão assistir às aulas em conjunto.

Se tiver alguma dúvida, nossa equipe de suporte técnico está à disposição através do telefone 0800 702 2011 ou pelo chat no site programaurania.com.br.

O URÂNIA é o único software de elaboração de grade horária de professores que dá sugestões precisas e diretas de como melhorar ainda mais seu horário.

Ao integrar o URÂNIA ao sistema de gestão utilizado na instituição, é possível facilitar o deslocamento dos professores entre escolas prevendo as mudanças de horário em toda a rede.

Assim, a implementação do programa Inova Educação fica muito mais fácil e o sistema ajuda a melhorar o ensino da sua escola, promovendo o desenvolvimento completo dos estudantes.

Entre em contato com nossos especialistas e assine o URÂNIA para manter sua escola organizada a partir do primeiro dia de aula!