A inclusão na escola transforma a sociedade
A inclusão escolar é uma metodologia já bastante utilizada em algumas escolas, mas que ainda precisa ser levada mais a sério e incorporada a um número maior de instituições, tanto públicas, quanto privadas. A inclusão se refere a permitir que alunos com algum tipo de deficiência, seja ela intelectual ou física, frequentem os mesmos espaços que os demais alunos.
Antigamente as escolas negavam a inserção de crianças com deficiência, sendo que essas deveriam encontrar uma escola especializada e própria para elas. Com a evolução das práticas pedagógicas e depois de vários fóruns de discussão, os alunos que apresentam alguma deficiência começaram a ser aceitos nas instituições convencionais de ensino, tendo as mesmas oportunidades de aprendizado que os demais alunos.
Sociedade mais igualitária
Essa prática, que até pode parecer simples, já é um grande passo para que se tenha uma sociedade mais igualitária, onde todos tenham seus direitos reservados. Aliás, um ponto muito importante de ser destacado, pois acaba passando despercebido, é de que a inclusão não é benéfica apenas para os alunos com deficiência, mas principalmente para os outros alunos, professores, coordenadores, diretores e funcionários da escola.
Aprendizado para toda a comunidade
Permitir a inclusão escolar de crianças com deficiência é um verdadeiro aprendizado para toda a comunidade. Primeiramente, os próprios alunos especiais sentem-se mais acolhidos através da convivência com os demais. Assim, eles conseguem ter uma vida muito melhor, e o principal: conseguem desenvolver melhor as suas habilidades, uma vez que não são submetidos ao sentimento de exclusão.
Já para os os outros alunos, a convivência com colegas com deficiência também é de grande importância. O contato com eles faz com que se desenvolva o lado mais humano.
Essas pequenas experiências que são trocadas no cotidiano serão refletidas na sociedade do futuro, que tende a ser muito mais colaborativa e humana, onde as pessoas já aprenderam a conviver, e principalmente, respeitar as diferenças.
Agora se chega a um ponto muito importante. Para que tudo isso aconteça, é fundamental que a escola esteja preparada para receber esses alunos especiais.
Melhoras estruturais nas escolas
Nas questões estruturais, as instituições de ensino devem ser equipadas com rampas, elevadores, banheiros adaptados, e materiais de apoio necessários para o bom acolhimento de crianças com necessidades especiais. Mas além disso a equipe gestora, os professores e demais funcionários também devem estar preparados para dar o suporte que for preciso.
Aí vale a pena investir na qualificação dos pedagogos, para que eles tenham formação para ensinar também os alunos especiais, mas também, contar com a ajuda de um profissional especializado em ensino especial, pois ele dará todas as orientações e recomendações necessárias.
E por fim, não se deve descartar a possibilidade de se ter um funcionário que se destine a cuidar das crianças com deficiência mais graves e que precisam de um acompanhante durante todo o tempo.
E você, o que acha da inclusão escolar? Acredita que as escolas estão preparadas para receber os alunos com deficiência? Deixe a sua opinião aqui nos comentários.