⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

A importância da automatização dos processos escolares

Tempo estimado de leitura: minutos

6 de agosto de 2018

importancia-da-automatizacao-dos-processos-escolares

Durante o mandato, além de todas as tarefas administrativas, os diretores também são cobrados constantemente para gerarem inovações, entretanto, ser encarregado de criar soluções para tantas tarefas é algo que muitas vezes demanda um período de tempo superior ao expediente de trabalho. Nesta senda — ainda devido a falta de tempo — pequenos problemas podem ser negligenciados, originando conflitos comuns relativos ao cotidiano acadêmico.

Felizmente, a evolução tecnológica oferece uma miríade de possibilidades para que esses profissionais automatizem os processos manuais e tenham mais tempo livre para dedicar em outras atividades.

Modificações na gestão do ensino

No início da Educação 1.0 somente os mestres repassavam aos seus discípulos, individualmente, tudo o que sabiam. Contudo, à medida que a demanda por alfabetização cresceu, aumentaram também o número de membros e turmas. Esse avanço impossibilitou que apenas um educador conseguisse acompanhar sozinho o ritmo dos alunos, organizando-os e mantendo toda a gestão escolar de múltiplas classes em dia. Daí surgem os responsáveis exclusivamente por esta função: os diretores, que também acabam enfrentando dificuldades devido à vasta área de atuação.

O drama do horário escolar 

Um dos maiores problemas encarados pelos diretores em Instituições de Ensino são relativos à organização de horários escolares. Isso ocorre por que durante o ano letivo inúmeros imprevistos podem surgir, este ano por exemplo tivemos a Copa do Mundo de Futebol, que poderia gerar reposições de aula. Mas nem sempre são os grandes eventos que afetam a escola. Pequenos infortúnios como licenças médicas e aposentadorias, por exemplo, podem fazer com que os seus colaboradores precisem se ausentar e assim começam os problemas com o horário escolar.

Muitas vezes, o diretor acaba decorando ou anotando em arquivos separados quais professores podem ou não lecionar em outros turnos, onde trabalham, melhores horários, etc. Mas a difusão desses dados em diversos meios é um processo falho, que acaba prejudicando a escola em momentos de emergência. Daí surge a necessidade de encontrar um programa seguro para depositar informações tão importantes.

Como organizar as informações sobre os professores de forma eficaz? 

Por meio de programas modernos é possível coletar, cadastrar e acessar esses dados quando for necessário. Uma das ferramentas buscadas por diretores em todo o país é o URÂNIA, um software que analisa as características e disponibilidades dos professores e Instituições de Ensino para criar horários da melhor forma possível.

Confira algumas das possibilidades que o URÂNIA pode oferecer à sua escola:

  • Determine os horários em que cada professor pode lecionar;
  • Elabore o horário de várias sedes ao mesmo tempo;
  • Controle o deslocamento dos professores;
  • Indique a forma como as aulas das disciplinas devem ser dispostas na semana (geminadas, separadas, só uma aula por dia);
  • Limite o número de aulas diárias de cada educador;
  • Trabalhe com dois ou mais professores em conjunto (divisão de classes);
  • Defina turmas com horários diferentes de início e término de aula;
  • Controle a utilização de ambientes coletivos tais como quadra de esportes, salas, laboratórios, etc.).

Nos dedicamos exclusivamente à elaboração de grades escolares e, por esse motivo somos especialistas no assunto. Oferecemos inúmeras vantagens, tais como:

  • Experiência: Nosso software oferece expertise na solução de horários, pois está no mercado há mais de três décadas;
  • Satisfação: Milhares de diretores acreditam e confiam em nosso trabalho, você pode conferir alguns depoimentos aqui;
  • Economize tempo: Gere os horários de forma rápida e mantenha sua instituição funcional desde o primeiro dia de aula;
  • Priorize o desempenho pedagógico: Elabore grades com alta qualidade pedagógica determinando o grau de importância para mais de 40 elementos que refletem diretamente na motivação dos professores e no rendimento dos alunos;
  • Solução completa: Desfrute de uma ferramenta com mais de 30 anos de experiência que é continuamente aprimorada de acordo com as sugestões dos usuários contemplando as mais variadas necessidades na elaboração;
  • Minimize as janelas: Reduza os horários vagos entre aulas e garanta a satisfação dos educadores e a diminuição de custos com a remuneração em tempo ocioso;
  • Altere facilmente: A qualquer mudança de disponibilidade de professores, gere, modifique ou faça experiências com seus horários durante todo o ano de forma prática e com a segurança do melhor resultado.

Automatize hoje mesmo esse processo em sua Instituição de Ensino com URÂNIA para mais informações acesse o nosso website.