😷 COVID-19: Novo Horário de Atendimento! Via Telefone: Seg a Sex das 09h às 16h | Via CHAT, E-mail e WhatsApp: Seg a Sex das 09h às 18h

Horário escolar: o que esperar para o retorno às aulas presenciais

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

horário escolar

Máscaras, distanciamento social, carteiras afastadas, janelas abertas e turmas reduzidas provavelmente serão parte do futuro da educação no pós-pandemia. Com a reabertura das escolas, será preciso encontrar formas de evitar a aglomeração de pessoas no mesmo espaço e, para isso, o sistema híbrido de ensino é a principal alternativa que está sendo adotada por instituições de ensino de diversos portes.

Após mais de seis meses de ensino exclusivamente remoto, as escolas já estão reorganizando sua infraestrutura, processos internos, calendário e horário escolar para receber os alunos na volta às aulas presenciais com todas as medidas de segurança para evitar a disseminação do coronavírus.

Nesse cenário, o que já vem acontecendo é que a reabertura das escolas seja realizada de maneira gradual, com redução de turmas e rodízio de alunos entre aulas presenciais e remotas, no sistema de Ensino Híbrido.

Além disso, para garantir o distanciamento social, em muitas instituições as turmas terão horários diferentes de início e término de aula, assim como intervalos alternados.

Por isso, o horário escolar terá um papel fundamental na preparação da escola e na organização das turmas para garantir a eficiência do processo de ensino e aprendizado.

Este novo modelo de organização requer um planejamento prévio com adaptações e ajustes nos critérios definidos inicialmente, como alterações na disponibilidade ou na carga horária semanal dos professores e modificações na matriz curricular das turmas, por exemplo, para conseguir um horário funcional.

Como elaborar o horário escolar para o Ensino Híbrido

Uma grade de qualidade deve respeitar a disponibilidade dos professores e equilibrar as disciplinas para não sobrecarregar os alunos. 

Nesse momento delicado, os docentes em grupo de risco devem receber atenção especial das escolas e, com um horário bem resolvido, isso é possível.

A grade também estabelece normas para o uso de espaços coletivos da escola, como quadras de esportes, laboratório, biblioteca, salas de informática e outros ambientes. 

Dessa forma, é possível realizar um rodízio eficiente entre as turmas e evitar a presença de muitas pessoas no mesmo local.

Para a volta às aulas presenciais, a recomendação é evitar a circulação de pessoas na instituição, repensando o horário de intervalo para criar um espaço seguro de descanso e alimentação para os alunos.

Algumas opções são a alternância de pequenos grupos, recreio em sala de aula ou redução do período de intervalo. Para isso, o gestor deve ter um planejamento e adaptar a estrutura da escola para colocar essas mudanças em prática.

Assim, antes de elaborar o horário  para o sistema híbrido de ensino, é preciso fazer uma análise do cenário atual da instituição e fazer o levantamento de algumas informações importantes, como:

  • Quantidade de espaços de que a escola dispõe;
  • Capacidade de alunos permitida em cada um desses espaços;
  • Quantidade de alunos que poderão assistir às aulas presenciais;
  • Quantidade de alunos que participarão apenas das aulas remotas;
  • Limite de alunos que poderão participar das aulas online;
  • Matriz curricular para o sistema de ensino híbrido;
  • Disciplinas que exigem aulas presenciais;
  • Professores que não poderão lecionar presencialmente;
  • Disponibilidade de horários dos professores.

Com essas informações em mãos, o gestor poderá começar a elaborar a grade de turmas totalmente presenciais, totalmente remotas e/ou híbridas. 

Assim, para simplificar esse processo e ajudar as escolas nessa adaptação para o novo sistema, o URÂNIA, em sua versão 2021, recebeu funções específicas para otimizar a criação de horários escolares:

  • Possibilidade de equilibrar a distribuição das turmas presenciais em vários dias;
  • Possibilidade de dividir a grade curricular atual entre turmas presenciais e remotas;
  • Possibilidade de criar apenas um horário com turmas totalmente presenciais, totalmente remotas ou turmas híbridas;
  • Auxiliar no cálculo da quantidade de turmas presenciais e remotas;
  • Dividir uma turma atual em duas ou mais, dependendo da quantidade desejada de alunos;
  • Juntar duas ou mais turmas para assistirem aulas remotas ao mesmo tempo.

Essas funções são exclusivas do URÂNIA e foram criadas para ajudar as escolas a enfrentarem esse novo momento de forma tranquila e eficaz. 

Além disso, para ajudar os gestores a superarem esse desafio, nós da GEHA Sistemas Especialistas, empresa desenvolvedora do URÂNIA, criamos o e-book “Volta às aulas presenciais: como montar um horário híbrido otimizado”.

O material foi elaborado em colaboração com profissionais da educação de todo o país e contém:

  • Cuidados com a higiene para o retorno às aulas presenciais;
  • Como manter o distanciamento social na escola;
  • Informações necessárias para a elaboração de horários híbridos;
  • O segredo para gerar horários híbridos otimizados.

Neste e-book gratuito, você encontrará um método exclusivo desenvolvido pela GEHA, empresa com mais de 30 anos de experiência na resolução de horários escolares, para ajudar os gestores na elaboração de horários híbridos otimizados.

ebook horário híbrido

Dessa forma, é possível reduzir a necessidade de professores extras, otimizar a utilização dos espaços físicos da escola e respeitar a disponibilidade dos docentes.

Conte com o URÂNIA para resolver o horário escolar na volta às aulas presenciais! Assine já o software e mantenha sua escola organizada a partir do primeiro dia de reabertura.