☣️ COVID-19 ☣️ atendimento durante a quarentena: Seg a Sex das 09h às 18h | exclusivamente por CHAT, WhatsApp e e-mail

Gestão escolar: 5 dicas de organização para 2020

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

A gestão escolar tem como atribuições administrar os processos internos e externos, ampliar a atuação da instituição, melhorar o ensino, integrar a comunidade, entre outros.

Para cumprir essas funções e trazer resultados para a instituição de ensino, o gestor deve implementar um trabalho organizado de gestão escolar e começar 2020 com as ações planejadas. 

Uma instituição de ensino é formada por professores, colaboradores, alunos e pais – e a gestão escolar trabalha para manter todos cooperando para melhorar o ensino e o aprendizado. 

Confira 5 dicas para facilitar a gestão escolar e começar 2020 com a escola organizada:

1.Elabore um planejamento para o ano letivo

O planejamento é uma importante ferramenta de gestão que serve como base para antecipar possíveis cenários e criar soluções. Com isso, é possível tomar decisões mais assertivas e reduzir as ações negativas que podem prejudicar a instituição de ensino.

Um planejamento escolar eficiente é realizado antes do início do ano letivo e deve conter questões burocráticas da administração mas também aspectos pedagógicos, como os ciclos de avaliação, projetos especiais e atividades extracurriculares que serão realizadas ao longo do ano letivo. Além disso, é importante incluir a definição de objetivos de curto, médio e longo prazos e as metas e estratégias para cumpri-los. 

2.Invista na comunicação com os alunos e a equipe 

Uma gestão organizada e eficiente deve ser construída com base no diálogo com alunos, professores e demais profissionais da instituição de ensino. Com uma gestão escolar democrática é possível encontrar a solução para os problemas do dia a dia levando em consideração as necessidades de todos os envolvidos. 

Para isso, também é importante que o gestor tenha contato direto com os alunos e seus familiares ao longo do ano letivo. Ao manter canais de comunicação abertos e envolver os docentes nas decisões, é possível encontrar soluções inovadoras para os desafios da gestão escolar.

3.Dê atenção às questões pedagógicas

O gestor escolar é responsável por diversas áreas da instituição de ensino, então é preciso ficar atento para não deixar nenhum aspecto de lado, principalmente o pedagógico. Uma boa gestão escolar tem como objetivo garantir a qualidade do ensino, coordenando a elaboração e aplicação das atividades pedagógicas sem deixar de acompanhar a avaliação de aprendizagem dos alunos. 

Uma forma de começar a organizar a gestão escolar para 2020 é identificar possíveis  erros dos anos anteriores e criar estratégias para melhorar a prática pedagógica e um ambiente favorável ao aprendizado. 

4.Incentive a formação continuada

Professores que continuam estudando e aprimorando seus conhecimentos beneficiam não apenas seus alunos, mas também a escola em que lecionam. Por isso, a gestão escolar deve incentivar a formação continuada em busca de melhores resultados para a instituição como um todo.

Além disso, é importante que o gestor também continue se aperfeiçoando na área e participe de cursos livres, workshops, especializações e outras iniciativas para melhorar sua qualificação profissional. Dessa forma, é possível trabalhar para desenvolver seus pontos fortes e fracos em busca de uma gestão escolar mais eficiente.

5.Utilize a tecnologia para facilitar a gestão escolar em 2020

A tecnologia está presente no dia a dia das pessoas e atualmente existem várias ferramentas para facilitar a rotina dos professores e da gestão escolar. Dessa forma, é possível facilitar a comunicação, integrar os familiares nos processos diários e manter a escola organizada.

A elaboração do horário escolar é uma tarefa complexa e fundamental para a organização da escola e é um exemplo de atividade que pode ser simplificada utilizando a tecnologia a favor da instituição de ensino. Com o URÂNIA você reduz a quantidade de janelas, controla o deslocamento de professores, respeita as preferências e disponibilidades e muito mais. O URÂNIA é a solução perfeita para começar 2020 com a grade de horários da sua escola organizada. Para saber mais, entre em contato com os nossos consultores.