⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Gestão escolar: 8 dicas para começar o ano com a escola organizada

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

8 de janeiro de 2020

A gestão escolar tem como atribuições administrar os processos internos e externos, ampliar a atuação da instituição, melhorar o ensino, integrar a comunidade, entre outros. Para cumprir essas funções e trazer resultados para a instituição de ensino, o gestor deve implementar um trabalho organizado de gestão escolar e começar o ano letivo com as ações planejadas.

Uma instituição de ensino é formada por professores, colaboradores, alunos e pais – e a gestão escolar trabalha para manter todos cooperando para melhorar o ensino e o aprendizado.

Confira 5 dicas para facilitar a gestão escolar e começar o próximo ano letivo com a sua escola organizada:

1. Elabore um planejamento para o ano letivo

O planejamento é uma importante ferramenta de gestão que serve como base para antecipar cenários e criar soluções.

Com isso, é possível tomar decisões mais assertivas e reduzir as ações negativas que podem prejudicar a instituição de ensino.

Um planejamento escolar eficiente é realizado antes do início do ano letivo e deve conter questões burocráticas da administração e também aspectos pedagógicos, como os ciclos de avaliação, projetos especiais e atividades extracurriculares que serão realizadas ao longo do ano letivo.

Além disso, é importante incluir a definição de objetivos de curto, médio e longo prazos e as metas e estratégias para cumpri-los.

2. Defina prioridades e delegue tarefas

Ao desenvolver o planejamento, é importante estimar quanto tempo leva cada atividade e definir quais são as prioridades de cada período – dia, mês, semestre e ano, por exemplo.

Essas prioridades devem levar em consideração os objetivos da escola e as decisões devem ser tomadas junto aos professores e coordenadores, atendendo às necessidades mais urgentes.

Em seguida escolha atividades para serem delegadas. Isso evitará a sobrecarga pessoal e ainda oferecerá novos desafios à equipe como um todo.

Com isso, as tarefas não ficam centralizadas somente em uma pessoa, tornando a gestão mais participativa e acelerando o cumprimento do planejamento.

3. Invista na comunicação com os alunos e a equipe

Uma gestão organizada e eficiente deve ser construída com base no diálogo com alunos, professores e demais profissionais da instituição de ensino.

Com uma gestão escolar democrática, é possível encontrar a solução para os problemas do dia a dia levando em consideração as necessidades de todos os envolvidos.

Para isso, também é importante que o gestor tenha contato direto com os alunos e seus familiares ao longo do ano letivo.

Ao manter canais de comunicação abertos e envolver os docentes nas decisões, você consegue encontrar soluções inovadoras e coletivas para os desafios da gestão escolar.

4. Dê atenção às questões pedagógicas

O gestor escolar é responsável por diversas áreas da instituição de ensino, então é preciso ficar atento para não deixar nenhum aspecto de lado, principalmente o pedagógico.

Uma boa gestão escolar tem como objetivo garantir a qualidade do ensino, coordenando a elaboração e aplicação das atividades pedagógicas sem deixar de acompanhar a avaliação de aprendizagem dos alunos.

Uma forma de começar a organizar a gestão escolar para o próximo ano letivo é identificar possíveis erros dos anos anteriores e desenvolver estratégias para melhorar a prática pedagógica, criando um ambiente favorável ao aprendizado.


5. Invista em inovação na sua escola

A qualidade do ensino oferecido na instituição também envolve a adoção de recursos educativos e da tecnologia para potencializar a aprendizagem.

Por isso, é importante que a escola esteja atenta aos avanços da tecnologia e saiba como incorporá-la ao dia a dia dos alunos e da gestão, seja por meio de metodologias ativas de ensino ou de softwares que automatizam tarefas administrativas.

Em um mundo cada vez mais conectado, em que os alunos têm contato com smartphones, tablets e computadores desde a infância, é fundamental utilizar recursos para facilitar o aprendizado e otimizar a rotina escolar.

6. Faça uma avaliação no final do ano letivo

Para saber se o planejamento está sendo colocado em prática, é preciso avaliar periodicamente o desempenho da equipe e verificar o andamento das atividades.

Dessa forma, se os resultados não forem satisfatórios, é possível fazer mudanças na estratégia ao longo dos meses, de modo a redistribuir as tarefas e organizar melhor a rotina.

Ao final do ano, também é importante fazer uma avaliação final para analisar a produtividade da equipe e o nível de aprendizado dos alunos.

A partir dessas informações, os docentes e a equipe pedagógica podem propor soluções para aprimorar as ações e melhorar o rendimento para o próximo ano letivo.

7. Incentive a formação continuada

Professores que continuam estudando e aprimorando seus conhecimentos beneficiam não apenas seus alunos, mas também a escola em que lecionam.

Por isso, a gestão escolar deve incentivar a formação continuada em busca de melhores resultados para a instituição como um todo.

Além disso, é importante que o gestor também continue se aperfeiçoando na área e participe de cursos livres, workshops, especializações e outras iniciativas para melhorar sua qualificação profissional.

Dessa forma, é possível trabalhar para desenvolver seus pontos fortes em busca de uma gestão escolar mais eficiente.

8. Utilize a tecnologia e tenha a escola funcional desde o primeiro dia de aula

A tecnologia está presente no dia a dia das pessoas e atualmente existem várias ferramentas para facilitar a rotina dos professores e da gestão escolar.

Dessa forma, é possível facilitar a comunicação, integrar os familiares nos processos diários e manter a escola organizada.

A elaboração do horário escolar, por exemplo, é uma tarefa complexa e fundamental para a organização da escola que, se feita manualmente, pode levar semanas de trabalho, até mesmo durante as férias.

O URÂNIA é um software que contribui para a qualidade de vida e saúde mental dos professores e gestores, que podem gerar o horário de forma rápida, fácil e com garantia de qualidade.

Com o URÂNIA você reduz a quantidade de janelas, controla o deslocamento de professores, respeita as preferências, disponibilidades e muito mais.

Assim, a escola se mantém organizada a partir do primeiro dia de aula, utilizando grades com alta qualidade pedagógica no ensino presencial, remoto ou híbrido.

O URÂNIA é a solução para começar o ano letivo com a grade de horários pronta e a escola organizada. Entre em contato conosco e conheça as vantagens do programa para a gestão escolar.