Educação socioemocional: O que é e como trabalhá-la nas escolas
Tempo estimado de leitura: 9 minutos
21 de maio de 2024
Diante de uma sociedade cada vez mais dinâmica, trabalhar a educação socioemocional dentro das escolas é de grande importância para assegurar o desenvolvimento integral dos estudantes.
Afinal, considerando que nos próximos 15 anos, os jovens irão enfrentar mudanças e desafios parecidos com os que a sociedade vivenciou no último século, é fundamental que o ambiente educacional prepare crianças e adolescentes para enfrentar os impasses do futuro.
Mas você sabe o que é educação socioemocional e como ela pode ajudar na formação completa dos jovens e crianças nas escolas?
Neste artigo, iremos explorar este conceito fundamental para o cenário atual da educação, bem como seu propósito e como sua aplicação pode transformar a dinâmica dentro das Instituições de Ensino (IEs). Continue a leitura para saber mais!
Entendo a educação socioemocional
A educação socioemocional representa um processo de aprendizagem que entende a conexão existente entre o desenvolvimento emocional, social e acadêmico. Por isso, ela vai além do acompanhamento curricular tradicional e da mera transmissão do ensino discente.
Este processo educacional estimula o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais fundamentais para transformar os estudantes em cidadãos mais críticos e melhor preparados para se relacionar com as pessoas à sua volta.
As principais habilidades trabalhadas na educação socioemocional são:
- proatividade;
- pensamento crítico;
- perseverança;
- criatividade;
- comunicação;
- cooperação;
- empreendedorismo.
Por meio do cultivo destas habilidades, a educação socioemocional prepara crianças e jovens para compreender e gerenciar as emoções, interações e relacionamentos de maneira mais eficiente.
Vale destacar que a educação socioemocional é tão importante para o contexto atual, que se tornou uma habilidade exigida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Os pilares da educação socioemocional
Embora a educação socioemocional esteja formalmente entre as responsabilidades das instituições de ensino, é preciso ter consciência de que as famílias e a sociedade, de forma geral, também podem contribuir para a construção socioemocional e o desenvolvimento integral dos jovens, trabalhando seus pilares tanto dentro quanto fora da escola.
A educação socioemocional é apoiada por cinco pilares fundamentais:
1 – Autoconhecimento
Esta competência consiste na capacidade dos estudantes de conhecer seus desejos e vontades. Dentro da BNCC, este pilar pode ser trabalhado explorando o olhar atento dos estudantes sobre si próprios, e buscando formas e estratégias para que possam alcançar seus objetivos.
2 – Autogerenciamento
Consiste na criação de uma consciência de responsabilidade nos estudantes, que pode ser trabalhada desde o ponto de vista emocional (reações e sentimentos), até o ponto de vista das regras e as consequências de não respeitá-las.
3 – Tomada responsável de decisões
Trabalhar o pensamento crítico dos estudantes, provocando escolhas pautadas em suas crenças e ética, é uma forma eficiente de desenvolver esta habilidade socioemocional na sala de aula.
4 – Habilidades de relacionamento
Esta talvez seja uma das mais importantes competências a serem desenvolvidas, e pode ser trabalhada exercitando a comunicação entre os alunos e incentivando a produção de trabalhos e projetos em grupos. Estas atividades permitirão aos estudantes aprender a ouvir, respeitar e, muitas vezes, se impor de forma assertiva.
5- Consciência social
Refletir sobre nosso papel no mundo é uma das formas de trabalhar a consciência social nos alunos. Exercícios voltados ao fortalecimento desta competência socioemocional desenvolvem a empatia e o respeito nos estudantes.
Objetivos da educação socioemocional
Ao reconhecer que as emoções desempenham um importante papel na vida dos estudantes, influenciando na capacidade de aprendizado, resolução de conflitos e tomada de decisões, a educação emocional atua como um complemento na rotina acadêmica, assegurando o desenvolvimento integral.
Os jovens que se beneficiam de uma educação voltada para o bem-estar emocional e as competências interpessoais obtém sucesso tanto no âmbito acadêmico e profissional quanto na vida pessoal.
Além de preparar melhor jovens e crianças para os desafios do futuro, a educação socioemocional também tem o objetivo de promover uma nova forma de integração entre o ambiente escolar, o familiar e o comunitário.
Um ensino que prioriza a educação socioemocional pretende oferecer todas as condições necessárias para que crianças e adolescentes possam desenvolver e cultivar relações mais saudáveis e equilibradas nos círculos sociais, e tenham a capacidade de transformar os diferentes ambientes de convivência.
A importância da educação socioemocional na escola
Apesar de não se tratar de uma matéria tradicional, como português ou matemática, a educação socioemocional deve estar presente no currículo escolar em todos os níveis, do Ensino Infantil até o Ensino Médio.
Afinal, a presença deste processo no ambiente educacional traz benefícios diretos para alunos, professores e Instituição de Ensino, além de impactar a vida de toda a comunidade, que receberá em seu convívio pessoas mais preparadas e equilibradas emocionalmente.
Priorizar o ensino de aspectos sociais e emocionais é fundamental para um futuro mais próspero, tanto dentro da sala de aula quanto fora dela.
Na prática, trabalhar a educação socioemocional na escola contribui para desenvolver estudantes mais engajados no processo de aprendizagem e confiantes de seu potencial, além de reduzir a ocorrência de bullying e a indisciplina, e melhorar o desempenho cognitivo.
Mas não é só isso! Planejar atividades relacionadas a este tipo de educação aumenta o valor da Instituição de Ensino perante pais e familiares. Dessa forma, contar com propostas curriculares baseadas nos princípios da educação socioemocional pode representar um importante diferencial para as escolas perante o mercado.
Por fim, trabalhar a inteligência emocional e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais por meio da educação também contribui para o crescimento das equipes pedagógicas e a melhoria da atuação da escola como um todo.
O desenvolvimento integral com o apoio de horários escolares inteligentes
Como você conferiu, a crescente complexidade da sociedade atual exige uma abordagem educacional que vá além da simples transmissão de conhecimento acadêmico.
Nesse sentido, adotar a educação socioemocional é investir em um futuro onde crianças e jovens saibam enfrentar desafios e superá-los com resiliência e inteligência emocional.
Este tipo de educação, quando incorporada à rotina escolar, fortalece o desenvolvimento integral de cada estudante, promove um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor para todos e prepara os jovens para o sucesso acadêmico, profissional e pessoal.
Com o auxílio do URÂNIA, solução para elaboração de grades horárias inteligentes, as escolas podem otimizar um de seus recursos mais valiosos: o tempo! E, com isso, podem se debruçar sobre formas de fazer a integração da educação socioemocional ao currículo escolar de maneira mais eficiente.
Desenvolvido para a realidade das Instituições de Ensino do Brasil e adequado para as legislações educacionais em vigor no país, o URÂNIA representa a escolha estratégica ideal para escolas que desejam otimizar a gestão da grade escolar.
O URÂNIA possui diversas funcionalidades e ferramentas que permitem a elaboração de horários escolares personalizados e adequados para instituições com os mais variados tamanhos, níveis e métodos de ensino.
Conte com uma solução moderna, segura e inteligente para organizar o quadro de horários e inserir as práticas de educação socioemocional na rotina da sua Instituição de Ensino!
Entre em contato com nossa equipe e solicite uma versão experimental do URÂNIA.
Aproveite para navegar em nosso blog e conferir outros artigos relacionados ao universo da educação.
Acompanhe o URÂNIA também nas redes sociais, Instagram, Facebook e LinkedIn, para ficar por dentro de todas as novidades.