[E-book] Horário Escolar: dicas de como planejar o seu

Tempo estimado de leitura: minutos

2 segredos para criar horários escolares funcionais

A verdade é que não existe fórmula mágica, pois as variáveis alteram de instituição para instituição, mas no geral, uma boa grade tem foco em dois elementos primordiais: Professores e Alunos.

Isso parece óbvio, afinal, eles são os mais afetados pela grade, mas em muitas escolas, a vontade de encaixar a carga horária combinada com a urgência na entrega do horário, fazem com que esses dois grupos passem despercebidos.

Confira como você pode elaborar horários pensando em professores e alunos:

#1 Respeitar as disponibilidades dos professores 

Muitas vezes, durante a criação de horários, algumas escolas acabam ignorando o que os docentes precisam. É imprescindível lembrar que os educadores são pessoas responsáveis por ensinar e que precisam estar com sua mente clara para transmitir o máximo de conhecimento de forma mais eficaz, assim, durante o processo de elaboração da grade, deve-se tentar ao máximo obedecer as disponibilidades indicadas e as preferências quanto a distribuição das aulas de cada professor. Além disso, minimizar o número de janelas – horários vagas – e reduzir os dias em que o docente deve comparecer à escola, são fatores que aumentam consideravelmente a satisfação da equipe.

#2 Pensar no melhor rendimento dos alunos

Normalmente, quando a escola foca muito nos professores, acaba esquecendo dos alunos durante a montagem da grade. Por isso, manter o equilíbrio para atender as duas pontas é o segredo.

O rendimento dos alunos pode ser potencializado quando o horário é pensado de forma a manter os discentes focados e descansados. Isso pode ser feito cuidando da disposição das aulas (separadas, geminadas, com um dia de intervalo), na distribuição equilibrada das disciplinas por área de conhecimento (exatas, biológicas, humanas, etc.) e no uso de laboratórios e quadras respeitando a capacidade dos espaços. Esses são só alguns exemplos que, quando aplicados, podem gerar mais resultados no processo de aprendizagem do alunos.

Essas duas preocupações são uma parte pequena do processo de elaboração de horários de forma manual, que como você deve saber, envolve mais transpiração do que inspiração.

Se só de pensar em como contemplar esses detalhes você já teve vontade de desistir, calma! A gente te mostra por onde começar.

Nós podemos te ajudar!

Para te auxiliar criamos o E-book – Horário Escolar: Dicas de como planejar o seu. Ele é composto de um passo a passo e diversas dicas para facilitar o planejamento da sua grade escolar. Faça o Download Gratuito do E-book e descubra:

  • Como realizar o levantamento de informações necessárias para dar início ao processo;
  • Dicas e cuidados que deve-se ter na hora de montar o horário escolar.

Como posso criar horários escolares de forma ainda mais rápida? 

Esqueça o papel, caneta, alfinetes e outros métodos antiquados!

É pouco provável que você consiga criar uma combinação de horários perfeita de forma manual –  para não dizer impossível.

Para ter uma noção da dimensão que esse cálculo pode gerar, basta analisar o resultado do número de possibilidades disponíveis ao combinar dias com aulas, disciplinas e carga horária.

Essa permutação gera milhões de combinações possíveis. Por esse motivo, para conciliar todas essas informações é necessário cruzar os dados adequadamente. Este é um trabalho árduo e que requer muito tempo e atenção.

Uma das grandes vantagens do uso da inteligência artificial para essa atividade é a capacidade de processamento de informações, muito mais rápido e preciso que o cérebro humano. Por isso, recorrer ao uso de um software é uma forma inteligente e prática de montar horários escolares.

O URÂNIA, software especialista em elaboração de horários, é a solução para montar a grade de forma rápida e, principalmente, respeitando os elementos citados acima e muitos outros, que trarão benefícios diretos aos seus professores, alunos e corpo gestor.

Confie no trabalho de quem já resolve os problemas com horários escolares em mais de 5700 Instituições de Ensino em todo o Brasil! Conte com a ajuda do URÂNIA para elaborar grades de forma eficiente e mantenha sua instituição funcional desde o primeiro dia de aula. Acesse o nosso website e saiba mais.

Gostou do artigo? Curta e compartilhe!

Não se esqueça de baixar o E-book Horário escolar, e até a próxima!