⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Descubra quais são os principais desafios do coordenador pedagógico

Tempo estimado de leitura: minutos

25 de janeiro de 2017

coordenador

O ambiente escolar, é um local que envolve um grande número de crianças e adultos. A principal missão deste espaço, é garantir que os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, promovendo assim, o conhecimento.

No entanto, para que isso aconteça, existem diversos fatores que contribuem e garantem o processo de aprendizado. Além de contar com professores qualificados, que estejam sempre dispostos a oferecer o melhor conteúdo para seus alunos, é indispensável que se tenha uma equipe gestora que direcione todo esse processo.

A equipe gestora é composta basicamente pelo diretor e pelo coordenador da escola. O diretor tem a missão de acompanhar todos os setores que compõem um ambiente escolar, não só as salas de aula, mas também as questões relacionadas à alimentação e à limpeza.

Por outro lado, o coordenador pedagógico é o que está diretamente relacionado com as salas de aula, os alunos e os professores.

A sua principal função, é acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, bem como orientar os professores para que elaborem as aulas da maneira mais produtiva possível.

Desafios do coordenador pedagógico

Com uma função tão complexa, o coordenador pedagógico enfrenta diariamente diversos desafios, pois ele, juntamente com o diretor, é o principal responsável por manter a harmonia do ambiente escolar.

Um dos grandes desafios que precisa ser pontuado é o trabalho com a gestão democrática. Além de direcionar os professores, o coordenador tem a função de elaborar e preencher vários documentos, planilhas e tabelas que demonstram e sintetizam o andamento do aprendizado em sua unidade escolar.

Outro desafio enfrentado é o de conseguir envolver todos os profissionais em um trabalho de parceria. Apesar de parecer função do diretor, cabe ao coordenador que mantenha um clima de harmonia dentro da escola.

Afinal, neste ambiente, não adianta cada um trabalhar por si só, que os resultados não irão aparecer. Por isso, a figura do coordenador deve atuar de forma que todo o conjunto escolar seja harmonioso.

Também é missão do coordenador pedagógico organizar o tempo. Cabe a ele decidir o calendário de provas e demais atividades da escola, como ações em datas comemorativas, de forma que tudo seja cumprido dentro de um prazo estabelecido.

Com todas essas funções acumuladas, é preciso encontrar saídas para manter o foco. Apesar de conseguir dar vazão em todas essas atividades, o coordenador pedagógico precisa manter-se centrado no seu objetivo que é garantir o melhor aprendizado para os seus alunos.

No entanto, para que isso ocorra, ele precisa cuidar de outros fatores que contribuem e influenciam esse processo.

Dessa forma, o coordenador pedagógico é o profissional que precisa estar sempre atualizado e manter contato com um número grande de pessoas.

Ele precisa estar atento às necessidades de cada professor, oferecendo sempre as soluções possíveis para os problemas, precisa ainda estar pronto para ouvir eventuais dúvidas e reclamações dos alunos, e com isso, fazer com que todas essas partes sejam articuladas e complementadas.

O coordenador pedagógico é o maior responsável pelo processo de aprendizagem, pequenas falhas no processo de sua gestão, podem impactar diretamente no desempenho escolar dos alunos.

Para evitar que isso ocorra, organização é a palavra-chave. Quer saber como organizar o seu tempo e oferecer todo o suporte necessário que a sua escola precisa? Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos especializados em gestão escolar. 😉