Descubra a importância do planejamento pedagógico

Tempo estimado de leitura: minutos

Descubra-a-importancia-do-planejamento-pedagogico

A importância do planejamento pedagógico

A educação é um fator que deve ser pensado e construído por meio de processos. Afinal, exerce um papel de fundamental importância em nossa sociedade, pois sem ela não há conhecimento e nem a formação de cidadãos mais conscientes. Por isso, o planejamento pedagógico é uma das ferramentas essenciais para a obtenção de um processo educacional democrático e eficiente.

Além disso, o planejamento escolar guia professores na construção de suas aulas de forma que o objetivo comum da escola seja conquistado, assim como informa aos pais e responsáveis sobre as intenções pedagógicas da instituição.

O que é planejamento escolar?

O planejamento pedagógico é programação para o ano letivo inteiro e ocorre antes das aulas iniciarem. Esse planejamento conta com bastante relevância e surge a partir do momento que determinadas metas e alguns objetivos são propostos pela escola.

Por esses motivos, é possível afirmar que a importância do planejamento pedagógico reside no desenvolvimento de conhecimento acerca da gestão e da didática, bem como na articulação com a sociedade e também na composição de um time de profissionais colaborativo e apto para colocar em prática ações.

As características do planejamento pedagógico

O planejamento escolar é uma ação garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que foi estipulada no ano de 1996. Por meio dessa lei é assegurado que todos os profissionais que atuam na área de educação possam contar com um tempo destinado para pensar, apontar e efetuar o planejamento pedagógico, obtendo assim um melhor controle das atividades educacionais que irão ocorrer durante o ano letivo.

Além disso, o planejamento é uma ferramenta imprescindível para uma satisfatória gestão do tempo, de materiais de ensino, de profissionais e também de espaços, uma vez que, ao planejar todos os eventos e atividades que a escola irá desenvolver ao longo do ano de forma detalhada, existe a possibilidade de possuir um panorama do cenário e alocar os recursos e matérias conforme as necessidades dos períodos do ano letivo.

É válido salientar que, dentre as várias pautas que podem fazer parte do planejamento pedagógico, estão aquelas que são de extrema relevância para o bom andamento do ano letivo, tais como:

  • A apresentação e a análise dos resultados do ano anterior;
  • A definição precisa das grades horárias das disciplinas a serem ministradas;
  • Divisão das turmas;
  • Organização das salas e dos materiais a serem utilizados durante as atividades;
  • A recepção de professores novatos;
  • Divulgação das metas e os objetivos que a equipe de profissionais da escola almeja alcançar;
  • A apresentação do calendário escolar;
  • A criação e a elaboração adequada de planos de ação;
  • Entre outros quesitos que são de extrema importância para o bom andamento das aulas e uma melhor abordagem educacional.

Dica: Para um planejamento pedagógico eficiente, é importante dar início a esse processo já no ano anterior, a partir do instante em que a equipe de professores e profissionais efetua a avaliação do que deu certo e errado, de acordo com as ações do último plano. No entanto, isso não quer dizer que esse planejamento será seguido a risca durante todo o ano, afinal, planejar e otimizar os processos escolares é uma atividade constante que sempre precisa ser revista.

Como montar um planejamento pedagógico?

Antes de começar a desenvolvê-lo considere os seguintes itens:

1. Quem precisa participar? Todos os profissionais de educação precisam participar da elaboração porque ele influencia a escola inteira. Portanto, devem comparecer aos encontros os gestores, os professores e os funcionários.

2. Quando fazer? O ideal é que antes de começar os dias letivos, os docentes se reúnam para apresentar as intenções da instituição e confrontar com a sua realidade. E, por conseguinte, juntos todos devem elaborar um plano de ação que combine duas condições: o que se deseja fazer e o que pode ser feito dentro da realidade da escola;

3. A quem devo satisfazer? Englobe sempre os interesses dos docentes, discentes, funcionários, governo, família e toda a comunidade. Assim, é possível que a escola se aproxime da sua missão sem deixar de analisar o contexto no qual está inserida. De maneira mais ampla, a construção desse documento deverá contemplar:

  • regras de uso dos espaços da escola (bibliotecas, pátio, quadras, etc);
  • calendário geral da escola;
  • projetos interdisciplinares;
  • reuniões de pais e professores;
  • avaliações;
  • formação continuada.

4. O que deve constar? Deve também descrever claramente quais são os propósitos da escola para a formação integral do aluno. Dessa forma, os professores poderão sistematizar suas aulas em consonância com os objetivos a serem atingidos por aquela unidade escolar.

5. Como a comunidade pode participar? Antes de mais nada, um bom planejamento deve conciliar também os interesses de todas as partes externas. Por isso, é indispensável que a comunidade participe efetivamente das decisões do planejamento. Para que seja, de fato, um instrumento de melhoria na educação dos alunos, ele precisa ser pensado coletivamente, com compromisso e responsabilidade, a partir de um processo de mobilização que envolve: elaboração; acompanhamento; avaliação; e reelaboração;

6. Quem é o responsável? A equipe gestora, pois cabe a eles encontrar pontos de partida para atingir um nível esperado de mobilização, Assim, além de abrir espaço para que os membros da equipe de coordenação pedagógica e docentes troquem experiências, o planejamento possibilita que o conselho familiar e a comunidade tenham oportunidade de contribuir para a instituição. Essa atitude de conciliar interesses de todos os participantes torna a escola mais consciente das demandas externas e mais democráticas.

Resumo de como fazer um bom planejamento pedagógico:

Como mencionamos no início do post, o planejamento pedagógico tem como finalidade traçar metas para serem cumpridas durante o ano letivo, a fim de que a instituição se oriente da melhor forma possível e rume em conjunto para a concretização de um mesmo objetivo.

Então, para que ele seja produtivo e eficaz, é fundamental que apresente objetividade, ordem sequencial, flexibilidade e coerência, cabendo ao educador, em conjunto com os demais membros da escola, adaptar o planejamento pedagógico quando necessário.

Soluções que facilitam o planejamento pedagógico

Por ser um dos elementos de maior importância dentro da escola, o planejamento pedagógico exige tempo e dedicação de gestores, que precisam desenvolvê-lo, acompanhá-lo e repensá-lo a todo o momento.

Dessa forma, contar com soluções que facilitam a rotina escolar e otimizam o tempo dos responsáveis por essa tarefa, permite delegar atividades e focar no que é essencial para a construção de uma educação melhor.

URÂNIA é uma dessas soluções. Com ele a elaboração do horário dos professores é feita em pouco tempo, liberando a equipe gestora para se dedicar à outras atividades, como o planejamento pedagógico.

Confira algumas das possibilidades que o URÂNIA pode te oferecer.

Dicas grátis de como planejar o seu horário escolar

Para que a montagem da grade escolar ocorra de uma maneira mais organizada e efetiva, é necessário que se planeje os mínimos detalhes. Por esse motivo, criamos o E-book – Horário Escolar: Dicas de como planejar o seu. Composto de um passo a passo e diversas dicas para facilitar o planejamento da sua grade escolar

Se você já baixou nosso E-book e notou que terá muita dificuldade para criar uma grade manualmente, chegou a hora de conhecer uma forma moderna de gerar horários.

Um computador é capaz de realizar combinações de forma muito mais rápida que o cérebro o humano, assim, transferir para uma máquina, todo o raciocínio necessário para elaborar um horário escolar, torna a tarefa, no mínimo, mais rápida. Junte isso à uma configuração específica para montagem de grades de forma otimizada e pronto! Seus horários terão qualidade insuperável!

Justamente por conhecer as dificuldades em conciliar interesses e características de Instituições de Ensino, o URÂNIA oferece mais comodidade e facilidade na elaboração de horários escolares.

Com o URÂNIA você pode:

  • Determinar os horários em que cada professor pode dar suas aulas;
  • Elaborar o horário de várias sedes ao mesmo tempo, controlando o deslocamento dos professores;
  • Indicar a forma como as aulas das disciplinas devem ser dispostas na semana (geminadas, separadas, só uma aula por dia, etc.);
  • Limitar o número de aulas diárias de cada professor;
  • Trabalhar com dois ou mais professores em conjunto (divisão de classes);
  • Definir turmas com horários diferentes de início e término de aula;
  • Controlar a utilização de ambientes (quadra de esportes, salas, laboratórios, etc.);
  • E muito mais!

Além disso, veja as vantagens do URÂNIA:

  • Economize tempo: gere os horários de forma rápida e mantenha sua instituição funcional desde o primeiro dia da aula;
  • Organize sua escola: gerencie várias sedes, tempo de deslocamento de professores e a utilização de salas ambientes;
  • Priorize o desempenho pedagógico: elabore grades com alta qualidade pedagógica, determinando o grau de importância para mais de 40 elementos que refletem diretamente na motivação dos professores e rendimento dos alunos;
  • Solução completa: desfrute de uma ferramenta com mais de 30 anos de experiência e continuamente aprimorada de acordo com as sugestões dos próprios usuários, contemplando as mais variadas necessidades na elaboração de horários;
  • Minimize as janelas: reduza os horários vagos entre aulas e garanta a satisfação dos professores e a diminuição de custos com a remuneração em tempo ocioso;
  • Altere facilmente: a qualquer mudança de disponibilidade de professores, gere, modifique ou faça experiências com seus horários durante todo o ano de forma prática e com a segurança do melhor resultado.

Conheça o URÂNIA!

Um programa de horários desenvolvido para poupar seu tempo organizando horários. Elabore e organize-os com facilidade e, principalmente, tenha a liberdade de modificá-los quando quiser, conforme as necessidades de sua instituição.

Nos dedicamos exclusivamente à elaboração da grade de horários e, por esse motivo, somos especialistas e oferecemos a melhor ferramenta, aprimorada ao longo de 30 anos que é melhorada continuamente através das nossas pesquisas.

Confira os depoimentos  de quem acredita em nossos serviços aqui e para mais informações acesse o nosso website.

Fontes:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/161/o-que-e-planejamento

http://horario.com.br/descubra-importancia-do-planejamento-pedagogico