#FunçõesdoURÂNIA: Como Montar Horários Escolares para Ensino Híbrido

Novas funções do URÂNIA permitem montar o horário escolar para o ensino híbrido.

Com a pandemia do novo coronavírus, o ensino no híbrido ganhou mais força e é considerado por muitos profissionais da área de educação como alternativa para o retorno seguro às aulas presenciais.

A implementação desse modelo de ensino permite, principalmente, obedecer as regras de distanciamento social, sem que isso afete o aprendizado ou o cronograma escolar, já que, com o ensino híbrido, os alunos se revezam entre aulas presenciais e remotas, sendo possível reduzir o número de estudantes dentro das instituições de ensino, ao mesmo tempo.

Pensando em auxiliar gestores na estruturação do ensino híbrido, maximizando os recursos já existentes na escola, o URÂNIA, em sua versão 2021, recebeu funções específicas para otimizar a criação de horários escolares nesse formato.

Veja abaixo os passos para gerar horários híbridos usando as novas funcionalidades do URÂNIA.

1º Passo: Criando um Horário Experimental

Para iniciar o processo, será necessário criar um horário experimental. Esse passo permitirá usar os dados de um horário já cadastrado em seu URÂNIA como base para gerar um horário no modelo híbrido.

Para isso, acesse no menu em “Geral” a opção de “Horário Experimental” e selecione “Gerar um <Horário Experimental>”.

Em seguida, marque o horário que será usado como base e clique em [Gerar].

2º Passo: Selecionando o Horário Experimental

Para selecionar o horário experimental criado no passo anterior, acesse no menu “Geral” a opção “Selecionar” e escolha o horário experimental recém criado.

Repare que os horários experimentais recebem o mesmo nome do horário usado como base, porém, contam com a indicação “Exp”.

IMPORTANTE! Com a utilização do horário experimental selecionado, nenhuma alteração feita nele afetará o horário original.

3° Passo: Iniciando a Criação das Novas Turmas

No menu “Cadastro”, acesse a opção “Turmas” e clique em “Presenciais/Remotas”.

Primeiramente, selecione as turmas que sejam de um mesmo ano de ensino.

Após a indicação das turmas, insira um nome para o grupo de turmas selecionadas. Sua escolha deve facilitar a identificação das turmas selecionadas.

Agora, será necessário indicar a quantidade de turmas em cada modelo de ensino: Turmas que têm apenas aulas presenciais, turmas que têm apenas aulas remotas e, dentro do ensino híbrido, quantas turmas serão necessárias para as aulas presenciais, e quantas para as aulas remotas. 

Se precisar de auxílio para definir a quantidade de turmas, o URÂNIA poderá lhe ajudar com esse cálculo. O botão [Ajuda p/ definir a qtde de turmas] permite que, informando a quantidade de alunos em cada modelo de ensino e a capacidade das salas presenciais e remotas, sejam definidas as quantidades de turmas necessárias. 

Para isso, informe as respectivas quantidades e clique em [Calcular Qtde de Salas]

O URÂNIA então calculará a quantidade de turmas para cada situação.

Definida a quantidade de turmas, clique em [Avançar]. O próximo passo será definir a matriz curricular para as turmas selecionadas.

4º Passo: Definindo a Matriz Curricular das Turmas Híbridas

Nesse passo será necessário informar qual será a matriz curricular das turmas de ensino híbrido, indicando quantas aulas serão presenciais e remotas.

Abaixo, um exemplo de matriz curricular das turmas que atualmente têm 30 aulas semanais. Para as turmas de ensino híbrido, definiu-se que 12 aulas serão ministradas de forma presencial e 18 aulas serão ministradas de forma remota.

Preencha a coluna “Presencial” com a quantidade de aulas de cada componente curricular que será lecionado nesse formato. Quando não houver preenchimento, o URÂNIA considerará que não haverá aulas presenciais para essa disciplina.

Definida a Matriz Curricular presencial para as turmas de ensino híbrido, clique em [Avançar].

5° Passo: Definindo os Dias da Semana com Aulas Presenciais

Nesse passo, indique quais dias da semana as aulas presenciais das turmas híbridas deverão ocorrer.

DICA: A quantidade de dias com aulas presenciais pode ser definida dividindo o número de aulas presenciais pela carga horária diária da turma. Se são 12 aulas presenciais, e as turmas têm 6 aulas por dia, serão necessários 2 dias na semana para alocar as aulas.

Se o URÂNIA apresentar mais de um grupo, é possível definir dias diferentes para as aulas presenciais de cada grupo de turmas. Com isso será possível equilibrar melhor o horário. 

Após definidos os dias da semana, clique no botão [Criar Turmas].

Confirme a criação das turmas selecionando [SIM].

Confirmada a criação das turmas, o URÂNIA voltará para a tela mostrada no 3º passo.

Repare que as turmas selecionadas anteriormente já não aparecem na relação.

Agora, basta prosseguir fazendo o mesmo com as turmas dos demais anos de ensino.

Importante destacar que os dados definidos durante este processo podem ser modificados a qualquer momento — por exemplo, o nome das turmas, a matriz curricular, os professores das turmas etc.  

Entendendo o que foi criado automaticamente pelo URÂNIA

As modificações feitas com esse passo a passo permitem que a divisão das turmas por modelo de ensino (presencial, remoto e híbrido), a redistribuição da matriz curricular para as turmas de ensino híbrido e a indicação dos dias da semana nos quais as turmas deverão ter aulas presenciais sejam feitas automaticamente.

As novas funções implementadas na versão 2021 do software simplificam o processo de elaboração de horários no formato híbrido, pois as alterações nos cadastros são feitas em massa.

Alterações Feitas nas Turmas

Para visualizar os resultados do passo a passo acima nas turmas, acesse o menu “Cadastro”, “Turmas” e escolha a opção “Individual”.

Na lista não aparecerão mais apenas as turmas originais, mas também as novas turmas criadas.

Explicando as nomenclaturas das novas turmas criadas:

  • P são as turma que têm apenas aulas presenciais

  • R são as turmas que têm apenas aulas remotas

  • HR são as turmas híbridas com as aulas remotas

  • HP são as turmas híbridas com as aulas presenciais

Ao clicar sobre uma turma com denominação HR (turma híbridas com as aulas remotas), você verá o seu quadro de horários de aula, indicando os dias da semana com aulas remotas.

Igualmente, se clicar em uma turma com denominação HP (turma híbrida com as aulas presenciais) verá que no seu quadro de horários de aula estão indicados os dias da semana em que haverá aula presencial.

Alterações Feitas na Matriz Curricular

Para visualizar os resultados do passo a passo acima na matriz curricular, acesse o menu “Cadastro”, “Grade Curricular”.

Repare que a matriz curricular das turmas híbridas (HR, HP) segue as quantidades definidas no 4º passo, e que a matriz das turmas com aulas exclusivamente presenciais (P) e exclusivamente remotas (R) tem a carga completa.

Alterações Feitas nos Professores das Turmas

Para visualizar os resultados do passo a passo acima, nos professores das turmas, acesse o menu “Cadastro” na opção “Professores das turmas”

Repare que o URÂNIA definiu os professores de diversas disciplinas para as turmas novas. Essa definição é baseada nos professores que já lecionavam para as turmas.

No exemplo acima é possível concluir que todas as turmas de 6º ano tinham Luiz Carlos como professor de Geografia, e Marcela como professora de História. Assim, o URÂNIA manteve estes docentes nas novas turmas criadas.

Já na disciplina de Inglês é possível concluir que as turmas selecionadas não tinham o mesmo professor, portanto, o URÂNIA deixou sem professor definido, para que o usuário indique quem lecionará este componente curricular em cada uma das turmas.


Como foi possível constatar, essas novas funções do URÂNIA facilitam o processo de criação de horários para instituições que desejam aderir ao ensino híbrido e fazem parte de um conjunto de ações da GEHA Sistemas Especialistas para reduzir os impactos da pandemia de COVID-19 na educação brasileira.

#JuntosVamosRetornaràNormalidade 

Caso você tenha dúvidas sobre como utilizar as novas funcionalidades, entre em contato com nossa equipe de suporte técnico.