Como fazer um plano de aula conforme a BNCC
O Novo Ensino Médio é uma das mais recentes transformações na educação brasileira. Entre as diversas mudanças propostas está a implementação de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem como objetivo uma melhor integração das disciplinas, além de fomentar o protagonismo do aluno em seu processo de aprendizado.
Para que as escolas possam se adaptar à BNCC, é fundamental a criação de um plano de aula que atenda às diretrizes da educação básica, especialmente para oferecer o suporte necessário para que professores consigam auxiliar os alunos a desenvolverem suas habilidades e competências da melhor forma.
A implementação de um plano de aula conforme a BNCC é obrigatório em todas as escolas públicas e privadas do país. O documento normativo foi definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996).
Após muitos debates e discussões, desde 2020 todas as escolas precisaram basear o seu planejamento pedagógico de acordo com o documento, visando manter a unidade nos currículos dos sistemas e redes de ensino.
Mas afinal, como fazer a utilização correta desse documento? Continue a leitura e descubra como fazer um plano de aula de acordo com a BNCC.
Aplicando a BNCC nos planos de aula
Além de facilitar a rotina dos professores, a utilização correta da BNCC na criação dos planos de aula garante que todos os alunos terão acesso a conteúdos desenvolvidos com base em uma formação humana integral. O documento engloba as atividades curriculares e também habilidades cognitivas e socioemocionais.
A aplicação das normas é dividida de acordo com cada estágio da educação:
- BNCC para Educação Infantil
- BNCC para Ensino Fundamental
- BNCC para Ensino Médio
Para que a aplicação da proposta seja feita de forma correta, é necessário que ela seja lida, estudada e discutida por toda a equipe pedagógica de cada unidade escolar. Esse cuidado é importante para que todos possam entender e decidir como a aplicação será feita na prática e tirar suas dúvidas.
Posteriormente, é necessário verificar se o material pedagógico disponível está de acordo com a BNCC, além de buscar a capacitação dos docentes por meio das plataformas de educação ou formação continuada.
Como é feita a aplicação da BNCC por estágios?
BNCC NO ENSINO INFANTIL
Na Educação Infantil, a BNCC tem como objetivos:
- Explorar o direito de participação e a autonomia das crianças;
- Evidenciar seus desejos por meio da expressão oral, do registro escrito e dos desenhos;
- Estimulação da auto-organização, expressa no planejamento das ações cotidianas.
Com a nova normativa, a educação infantil passa a ser dividida etariamente (e não necessariamente por unidade, como no ensino fundamental e médio):
- Creche: para bebês de 0 a 1 ano e 6 meses;
- Creche: para crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses;
- Pré-escola: destinada a crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.
Ao longo desses primeiros anos de formação na creche e na pré-escola, todo o plano é aplicado de forma que a próxima etapa estabelecida pela BNCC, no Ensino Fundamental, aconteça de forma continuada.
BNCC NO ENSINO FUNDAMENTAL
Para o Ensino Fundamental, a BNCC regula as áreas do conhecimento de acordo com as matérias e as competências específicas de cada área, desde os primeiros anos até a conclusão dessa etapa. As áreas do conhecimento são separadas por:
- Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa);
- Matemática (Matemática);
- Ciência e Natureza (Ciências);
- Ciências Humanas (Geografia e História);
- Ensino Religioso.
A aplicação deve acontecer de acordo com o período em que o aluno se encontra, que é dividido em:
- Anos Iniciais (1º ao 5º ano);
- Anos Finais (6º ao 9º ano).
Em cada um deles, os professores devem trabalhar os conhecimentos e habilidades de acordo com as diferentes disciplinas.
BNCC NO ENSINO MÉDIO
A aplicação da BNCC no Ensino Médio se organiza em continuidade ao proposto para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, centrada no desenvolvimento de competências e orientada pelo princípio da educação integral. Elas são divididas por:
- Linguagens e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas tecnologias;
- Ciências Humanas e Sociais aplicadas.
Essas áreas do conhecimento têm como objetivo integrar dois ou mais componentes do currículo e não excluem as disciplinas, mas fortalecem as relações entre elas, visando contextualizar com a realidade dos alunos.
O que deve conter em um plano de aula da BNCC?
Indiferente do ano de ensino, cada etapa da aprendizagem deve incluir no plano de aula:
- Data de aplicação das aulas;
- Duração (quanto tempo será necessário para abordar os conteúdos);
- Área do conhecimento (especificação da disciplina);
- Unidade temática (área de conhecimento);
- Objeto de conhecimento (conceitos e processos abordados);
- Habilidades que o aluno deve desenvolver;
- Métodos e recursos didáticos;
- Método de Avaliação.
A BNCC e o uso da tecnologia
A inserção da tecnologia está presente na BNCC, como uma das competências que devem ser trabalhadas pelas instituições de ensino:
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (BNCC, 2018)
Dessa forma, incluir TICS, materiais e práticas que ajudem no desenvolvimento dessa habilidade é essencial durante a criação dos planos de aula seguindo a Base Nacional Comum Curricular.
Pensando no respeito à BNCC, algumas práticas podem ser incorporadas ao plano de aula, ajudando no desenvolvimento das competências necessárias:
- Abuse de conteúdos digitais que possam atrair o interesse dos alunos, como games, livros digitais, materiais interativos e vídeo aulas;
- Promova uma cultura de criação de conteúdos utilizando as redes sociais e outras plataformas de comunicação , pois são ferramentas de uso diário , nos quais os jovens estão sempre conectados.
Como a tecnologia pode ajudar a sua escola nessa adaptação?
Para se adaptarem à nova realidade, as escolas precisam enxergar as tecnologias da educação como suas aliadas, inclusive para realização de atividades de gestão escolar voltadas à adaptação da nova BNCC, como na reestruturação da grade curricular, inclusão de novas disciplinas e redistribuição dos horários.
Neste processo, conte com o URÂNIA para solucionar os desafios que as BNCC impõe à elaboração da grade horária.
O URÂNIA é um sistema completo, preparado para dar todo o suporte à gestão escolar, pois oferece funções que permitem incluir novas disciplinas na matriz curricular de forma simples e prática
Com o URÂNIA sua escola tem maior facilidade na adaptação às mudanças e mais chances de alcançar os objetivos propostos na Base Nacional Comum Curricular .
Entre em contato com nossos consultores e conheça as funções exclusivas do URÂNIA.