⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Como desenvolver a criatividade em sala de aula por meio do teatro?

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

23 de março de 2022

Entenda a importância de desenvolver a criatividade dos alunos em sala de aula por meio do teatro e atividades artísticas.

A arte na escola tem o poder de desenvolver a criatividade e a capacidade intelectual, desafiar limites, ensinar a solucionar problemas e aumentar o repertório cultural de crianças e adolescentes. Além disso, utilizar o teatro em qualquer disciplina deixa as aulas mais dinâmicas e proveitosas, pois incentiva a participação dos alunos.

Ao trabalhar a criatividade em sala de aula por meio do teatro, os professores estimulam os estudantes a serem proativos na busca pelo conhecimento, fazendo descobertas e tornando-se protagonistas do próprio aprendizado.

A importância do teatro no desenvolvimento da criatividade

Nos últimos anos, a educação mudou bastante e, atualmente, os professores não são mais vistos como os únicos detentores do conhecimento, mas facilitadores que promovem a descoberta e o desenvolvimento dos estudantes.

Nesse contexto, a arte é uma forma de permitir que as crianças e adolescentes se exponham, trabalhem em grupo e ampliem seu repertório cultural.

O teatro, por sua vez, dialoga diretamente com questões presentes no ambiente escolar, como respeito às regras, resolução de problemas, capacidade de imaginar e criar, desenvolvimento da oratória e escrita, melhora na empatia e relacionamento com outras pessoas, respeito às experiências e vivências dos colegas, entre outras.

Como resultado da sua prática em diferentes disciplinas, os alunos tornam-se mais participativos, desinibidos e com senso crítico.

Como utilizar o teatro em sala de aula?

O professor pode partir de um conteúdo específico, como um livro, por exemplo, e propor que os alunos façam uma apresentação de teatro em sala de aula para o restante da turma.

Com esse projeto, além do grupo que apresenta precisar estudar e dominar o conteúdo, os demais colegas poderão esclarecer as dúvidas sobre a matéria fazendo perguntas e protagonizando discussões após as apresentações.

Assim, o professor quebra a rotina escolar, que pode se tornar cansativa ao longo do ano letivo, e estimula o engajamento das turmas com o conteúdo da disciplina.

Além das apresentações, os jogos teatrais também são uma ferramenta poderosa para estimular a criatividade, a diversão e o aprendizado ao mesmo tempo. Nesse caso os docentes podem se utilizar de jogos físicos, lúdicos ou de improvisação.

Aplicando Jogos Teatrais no Ensino

Os jogos físicos são uma forma de garantir o aquecimento da turma, estimulando experimentações vocais, corporais e interação com os colegas.

Em geral, essas atividades são muito utilizadas em montagens e criações de cenas e personagens.

Os jogos lúdicos exercitam a capacidade do aluno de melhorar sua comunicação, o aprendizado sensório-motor, a interação com os colegas, o caráter moral e a resolução de problemas.

Por fim, os jogos de improvisação exercitam a capacidade de criar, improvisar, imaginar e pensar rapidamente na solução de situações por meio da vivência de problemas.

Nesses processos, o professor tem um papel fundamental como condutor das ações e mediador das práticas, avaliando o desempenho individual dos alunos e buscando novas formas de estimular seu desenvolvimento intelectual e pessoal.

A melhor maneira de conseguir mais tempo livre para priorizar projetos interdisciplinares, como a utilização do teatro em sala de aula para o desenvolvimento da criatividade, é contar com a tecnologia para automatizar processos e reduzir a burocracia.

O URÂNIA é uma solução focada em gestão de horários escolares. Com ele é possível montar grades horárias de forma rápida e com alta qualidade pedagógica, promovendo assim a liberação de um valioso tempo para o grupo de gestores.

O horário tem um grande impacto no dia a dia de alunos, professores e da gestão escolar. Por isso, o URÂNIA tem diversos recursos que melhoram a produtividade dos educadores e o desempenho dos estudantes.

Entre em contato conosco e conheça todas as vantagens do URÂNIA e garantir a organização da sua escola todos os dias.