⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

15 de março: saiba como comemorar o Dia Nacional da Escola

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

9 de março de 2022

O Dia Nacional da Escola é comemorado em 15 de março e é uma oportunidade para aproximar os alunos da instituição. Saiba mais.

No dia 15 de março é comemorado o Dia Nacional da Escola, em homenagem às instituições de ensino, que têm um papel essencial na vida e no desenvolvimento das pessoas. Mais do que um local de formação acadêmica, as escolas contribuem para a formação pessoal e profissional dos alunos.

O Dia Nacional da Escola, portanto, surge para conscientizar sobre a importância desse espaço que proporciona sociabilização, convivência e afeto, tornando-se um dos principais ambientes de interações extrafamiliares de uma criança.

Embora a data não seja um feriado nacional, é um momento importante para estreitar os laços com a comunidade.

A escola é um local voltado para a formação e desenvolvimento pessoal, acadêmico e social do indivíduo, de modo que grande parte do processo educacional acontece nessas instituições.

No Brasil, a educação é um direito fundamental básico previsto na Constituição. Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) determina que a educação envolve processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais, nas organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Segundo a LDB, a educação é dever da família e do Estado, tendo por finalidade o pleno desenvolvimento do aluno, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

A escola é constituída por uma comunidade e a ação de cada indivíduo contribui para o desenvolvimento e a formação dos alunos, por isso essa data comemorativa é uma oportunidade de promover a integração e celebrar a instituição.

Atividades para comemorar o Dia Nacional da Escola

  • História da escola

Para celebrar esse dia, o professor pode propor que os alunos façam textos sobre a história da escola e sua importância, incluindo entrevistas com funcionários e ex-alunos.

Nesta atividade, é possível estimular também pesquisas sobre o bairro e a comunidade em que a instituição está inserida, citando as mudanças ao longo dos anos.

  • Livros e materiais audiovisuais

Outra possibilidade é aproveitar o Dia Nacional da Escola para propor a leitura de livros ou filmes relacionados à escola, dependendo da idade dos alunos.

Essas obras podem ser usadas como um ponto de partida para discussões em sala ou trabalhos em grupo, aproximando a temática do dia a dia dos estudantes.

  • Mudanças no espaço físico

A infraestrutura da escola é um fator essencial para o desenvolvimento e a formação de alunos de todas as idades.

Após passar por um período de aulas remotas durante a pandemia de coronavírus, a equipe pedagógica pode aproveitar esse momento para reaproximar os estudantes do espaço físico da instituição.

Para isso, o professor pode disponibilizar fotos e vídeos mostrando a transformação do local ao longo do tempo, apresentando a trajetória e as mudanças realizadas.

  • Exposição para as famílias

Assim como em outras datas comemorativas, a escola pode organizar eventos com a presença das famílias para reforçar a comunicação e estreitar os laços.

Concursos de redação, atividades de pintura, exposição de homenagens à escola são algumas possibilidades de celebração que aproximam os familiares da escola.

Para organizar essas atividades e criar um planejamento bem-sucedido, é fundamental ter um horário escolar com alta qualidade pedagógica.

O URÂNIA está há mais de 35 anos no mercado e nossa missão é contribuir com a melhoria do ensino e da qualidade de vida das pessoas ligadas à educação.

Com o URÂNIA, é possível otimizar o tempo de gestores e professores em aulas presenciais, remotas ou híbridas, de forma que possam dedicar-se aos alunos e à construção de um relacionamento mais próximo entre família e escola.

Para saber mais sobre o UR NIA e como solucionar seu horário escolar, entre em contato conosco e conheça todas as vantagens do sistema.