⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Tecnologia e Gestão Escolar para auxiliar na produtividade da sua Instituição

Tempo estimado de leitura: minutos

5 de outubro de 2018

tecnologia-e-gestao-escolar-para-auxiliar-na-produtividade-da-sua-instituicao

Tecnologia e Gestão Escolar

A rotina administrativa de uma escola não é algo simples de ser feito. Não é difícil acharmos escolas onde professores e diretores acumulam funções além de suas obrigações para manter a escola em pleno funcionamento e, contar com softwares que permitam que esses profissionais tenham mais tempo para se dedicar ao seu papel principal, é garantia de melhoria da educação.

O drama do horário escolar

Necessário a cada início do ano letivo, a grade horária dos professores é primordial para a organização da escola. É por meio dela que os alunos têm as disciplinas indispensáveis à sua formação distribuídas de forma que cumpram a carga horária exigida.

Em um primeiro momento, para quem não tem conhecimento sobre a rotina das Instituições de Ensino, montar um horário escolar pode parecer fácil, afinal, basta distribuir as disciplinas para cada uma das turmas, não é mesmo?

É aí que você se engana. Elaborar a grade de horários é um jogo de lógica de nível avançado. São tantas variáveis que devem ser consideradas que o processo manual – normalmente usado nos colégios – não dá conta de resolver. É preciso verificar disciplinas, carga horária de cada uma delas, disponibilidades e preferências dos professores, salas, laboratórios, quadras. E quanto a qualidade? Você já pensou que a grade deve levar em consideração a satisfação dos professores e o rendimento dos alunos? Se a resposta for não, talvez sua instituição precise rever a grade de horários.

Um dos maiores problemas relacionados a elaboração dos horários são os imprevistos, que fazem com que o trabalho de semanas – às vezes meses – vá para o lixo. Infelizmente isso acontece porque o horário não é algo que possa permanecer imutável durante todo o ano letivo.

Em 2018 tivemos os jogos da Copa do Mundo de Futebol, que geraram reposições das aulas. Mas nem sempre são os grandes eventos que afetam a escola. Pequenos infortúnios como licenças médicas, aposentadorias e greves, por exemplo, podem exigir uma nova construção da grade.

Saiba Mais: Está com dificuldade para gerar os horários da sua Instituição? Baixe nosso E-book – Horário Escolar: Dicas de como planejar o seu e veja nossas dicas!

Como organizar as informações sobre os professores de forma eficaz?

É pensando no ganho de tempo para gestores, professores e alunos, que a equipe do URÂNIA concentra seus esforços.

O URÂNIA é um software desenvolvido especialmente para solucionar a elaboração de horários escolares, tarefa que, como vimos acima, normalmente toma muito tempo de gestores educacionais, mas é de suma importância para o bom funcionamento da instituição.

A complexidade dessa atividade pode tomar semanas de trabalho árduo e dedicação exclusiva até a obtenção de um resultado final. As variáveis são tantas que é fácil apenas se concentrar na alocação das disciplinas e esquecer da qualidade do horário, o que afeta diretamente alunos e professores.

Muitas vezes o responsável por essa tarefa acaba decorando ou anotando em arquivos quais professores podem ou não lecionar em outros turnos, onde trabalham, melhores horários, etc. Mas a difusão desses dados em diversos meios é processo falho que acaba prejudicando a escola em momentos de emergência. Daí surge a necessidade de encontrar um programa seguro para depositar informações tão importantes.

Leia Também: 5 erros que precisam ser evitados na hora de criar o horário escolar

Por meio de programas como o URÂNIA é possível coletar, cadastrar e acessar esses dados quando necessário. O software ainda analisa as características e disponibilidades dos professores e Instituições de Ensino para criar horários da melhor forma possível.

Confira algumas das possibilidades que o URÂNIA pode oferecer à sua Instituição de Ensino:

  • Determine os horários em que cada professor pode lecionar;
  • Elabore o horário de várias sedes ao mesmo tempo;
  • Controle o deslocamento dos professores;
  • Indique a forma como as aulas das disciplinas devem ser dispostas na semana (geminadas, separadas, só uma aula por dia);
  • Limite o número de aulas diárias de cada educador;
  • Trabalhe com dois ou mais professores em conjunto (divisão de classes);
  • Defina turmas com horários diferentes de início e término de aula;
  • Controle a utilização de ambientes coletivos tais como quadra de esportes, salas, laboratórios, etc.).

Nos dedicamos exclusivamente à elaboração de grades escolares e, por esse motivo somos especialistas no assunto. Oferecemos inúmeras vantagens, tais como:

  • Experiência: Nosso software oferece expertise em soluções, pois está no mercado há mais de três décadas;
  • Satisfação: Milhares de diretores acreditam e confiam em nosso trabalho, você pode conferir alguns depoimentos aqui;
  • Economize tempo: Gere os horários de forma rápida e mantenha sua instituição funcional desde o primeiro dia de aula;
  • Priorize o desempenho pedagógico: Elabore grades com alta qualidade pedagógica determinando o grau de importância para mais de 40 elementos que refletem diretamente na motivação dos professores e no rendimento dos alunos;
  • Solução completa: Desfrute de uma ferramenta continuamente aprimorada de acordo com as sugestões dos usuários contemplando as mais variadas necessidades na elaboração;
  • Minimize as janelas: Reduza os horários vagos entre aulas e garanta a satisfação dos educadores e a diminuição de custos com a remuneração em tempo ocioso;
  • Altere facilmente: A qualquer mudança de disponibilidade de professores, gere, modifique ou faça experiências com seus horários durante todo o ano de forma prática e com a segurança do melhor resultado.

Confie no trabalho de quem já resolve os problemas com horários escolares em mais de 5700 Instituições de Ensino em todo o Brasil! 

Conte com a ajuda do URÂNIA para elaborar os horários de forma eficiente e mantenha sua instituição funcional desde o primeiro dia de aula. Acesse o nosso website e saiba mais.