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07 de junho de 2018

Precisando de ajuda com o Plano de Aula? Confira dicas do URÂNIA e baixe grátis nosso modelo

GESTÃO ESCOLAR

Precisando de ajuda com o Plano de Aula? Confira dicas do URÂNIA e baixe grátis nosso modelo

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Desenvolver o Plano de Aula de forma consistente ainda mostra-se como um dos grandes desafios para os professores. Embora faça parte da rotina dos docentes, é uma tarefa que gera dúvidas e que precisa regularmente ser revista.

  

O plano de aula não é apenas um conjunto de anotações, mas sim, um documento detalhado, com informações específicas que definem o que será ensinado, quais métodos serão utilizados, como será avaliado o aprendizado do aluno, o cronograma de ensino e outras informações.


Confira nossas dicas de como criar o seu!

07 de junho de 2018 - 09:00 - atualizado em 30 de maio de 2018 - 11:02


Qual a importância de um plano de aula?


Sabe-se que planejamento é essencial para o sucesso de qualquer projeto e não poderia ser diferente na atividade docente. O plano de aula é de fundamental importância para que se tenha êxito na entrega do conhecimento.


Durante a sua elaboração o professor irá pesquisar e refletir sobre a melhor forma de tornar o conteúdo acessível aos alunos. 


O docente, independente do assunto que leciona, será responsável por guiar todo o processo de aprendizagem, por isso, o plano de aula é tão importante.


O professor deve ir ao encontro dos interesses de seus alunos, além dos conteúdos exigidos dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCNs. Ir para a sala de aula sem preparar um bom material certamente afetará a qualidade do aprendizado. 


Antes de definir um plano de aula é preciso desenvolver estratégias, tais como uma avaliação diagnóstica da turma para saber o nível de conhecimento dos alunos e definir os objetivos e meios para criar engajamento. Somente assim suas aulas serão realmente efetivas e contribuirão diretamente para um bom desempenho dos alunos.


Por onde começar a criar seu plano de aula? 


1. Conheça seus alunos: Busque saber o nível de entendimento dos seus alunos sobre o assunto, assim como de matérias correlacionadas ao tema. Analise as maiores dificuldades e enumere cada uma delas que servirão de base para elaborar seu planejamento de aula. Desta maneira, você irá sanar as dúvidas e tornar seu plano efetivo;


2. Pesquise sobre seus temas: Mesmo que domine um determinado tema, mudanças podem ocorrer de maneira repentina. Portanto, atualize-se sempre;


3. Reúna todo tipo de material: Opte por vídeos explicativos, entrevistas, palestras interessantes, pesquisas em sites, experiências fora da sala de aula, etc. Tudo isso enriquece o conteúdo e faz com que suas aulas sejam mais interessantes para os alunos.


Como criar um plano de aula? 


Cada série de ensino tem uma definição clara de quais conteúdos devem ser abordados durante o ano letivo. O Brasil, cada vez mais, tem caminhado para a igualdade de ensino nas escolas públicas e particulares, definindo as competências, habilidades e conhecimentos necessárias aos alunos por meio da grade comum curricular - já aprovada para o ensino fundamental e em análise para o ensino médio.


Com isso em mãos, é possível definir quais os objetos de conhecimento serão necessários para o desenvolvimento dos estudantes ao longo do período escolar. Agora cabe ao professor determinar como e quando serão aplicados, pensando sempre numa estratégia de ensino linear, dividindo as aulas pelos temas que serão lecionados.


Basicamente, o plano de aula é composto por 5 itens: Objetivos, conteúdo, desenvolvimento do tema, recursos, bibliografia e avaliação. 


Conheça cada um deles para saber como iniciar seu plano de aula. 


Objetivos: Com o tema já definido, é necessário determinar os objetivos que se deseja alcançar na aula. Lembrando que o objetivo é referente ao aprendizado dos alunos, ou seja, a forma como queremos que eles absorvam o conteúdo repassado. Os objetivos podem ser divididos em gerais (mais abrangentes e mais complexos de serem atingidos) e específicos (mais precisos e necessários para atingir o objetivo geral). 

Dentro dos objetivos específicos, ainda é possível diferenciá-los entre:

• Conceituais: Que o aluno deve aprender e conhecer enquanto conceitos;

• Procedimentais: Que o aluno deve aprender a fazer;

• Atitudinais: Que o aluno deve aprender a ser.


Conteúdo: É nesse momento que será definido o conteúdo programático ligado ao tema já estabelecido previamente. Apesar de desenvolvido separadamente da seção anterior, deve ser elaborado de forma articulada com os objetivos. Afinal, o conteúdo é o meio pelo qual você irá chegar até eles. É o que será apresentado ao aluno para ajudá-lo no aprendizado. Os conteúdos podem ser dispostos em forma de tópicos para melhor visualização.


Desenvolvimento do tema: O desenvolvimento do tema é a organização de como será a aula, uma espécie de roteiro de como ela será conduzida. Nesse caso é relacionada às atividades do professor, diferentemente dos objetivos, citados antes. Esse é o espaço para descrever as estratégias, metodologias ou técnicas usadas para guiar a aprendizagem.


Recursos: Os recursos são os materiais necessários para obter êxito em suas aulas e estão intimamente ligados ao desenvolvimento do tema. Verifique com antecedência se a escola poderá disponibilizá-los ou se terá que optar por diferentes alternativas. Não fique preso somente em materiais de leitura, diversifique  para que sua aula tenha um bom aproveitamento. Pense na praticidade, interatividade e simplicidade que irá elevar o nível de conhecimento dos alunos.


Referências Bibliográficas: Aqui o professor vai mostrar quais são as fontes de pesquisa utilizadas na elaboração da aula. Livros, revistas, ebooks, vídeos, trabalhos acadêmicos, todos esses materiais podem e devem ser utilizados. Nesta etapa é importante que o professor escolha de 3 a 5 bibliografias básicas para trabalhar na aula e sempre que possível traga bibliografias complementares para aprofundar os temas trabalhados em sala.


Avaliação: Nesta etapa são definidas as atividades voltadas à verificação da absorção de conteúdo. É indicado que os testes, exercícios práticos, dinâmicas e avaliações sejam aplicadas logo após as aulas. Assim, os alunos têm a oportunidade de testar seus conhecimentos sobre o que foi lhe ensinado. Estes momentos devem ser usados para se certificar que os objetivos propostos no plano de aula foram atingidos.


Dica Extra: Terminando essas etapas é hora de fazer uma auto-avaliação. É fundamental uma recapitulação de tudo que aconteceu. Anote os imprevistos, os comentários dos alunos, se o seu investimento foi satisfatório ou se deve propor novas alternativas de ensino. Essa prática fará com que você evolua como profissional e melhore sua didática ao longo do tempo. Questione-se sobre:


• Como foi o envolvimento e a participação dos alunos?

• Eles compreenderam a proposta da aula?

• O que aprenderam?

• Quais foram suas reflexões?

• O que deu certo na aula?

• O que deixou a desejar?

• Suas estratégias deram conta de desenvolver o tema?

• O tempo foi suficiente?

• O que pode ser aprimorado para a próxima aula?

• Quais foram as dificuldades e facilidades dos alunos?

• Você foi mediador ou facilitador do processo de aprendizagem?

• Você atingiu sua meta?


As respostas serão úteis  para a elaboração de melhores planos, e consequentemente, lecionar melhores aulas.


Considerações finais 


É importante pontuar que essa não é a única forma possível de se elaborar um plano de aula; cada professor pode fazer pequenas modificações conforme achar mais interessante ou de acordo com as regras de cada Instituição de Ensino. Após ter o planejamento pronto, é preciso avaliar cada aluno individualmente e analisar seu progresso. É sempre bom lembrar que um plano de aula tem que ser flexível para atender situações imprevistas e outras necessidades que se fizerem presentes. Esperamos ter lhe ajudado com estas dicas e com este passo a passo.


Temos aqui um modelo para você se inspirar.


Conte sempre com o auxílio do URÂNIA para tornar os procedimentos de criação de horários escolares fáceis, rápidos e adaptáveis! Lembre-se de compartilhar.


Fontes:

https://canaldoensino.com.br/blog/guia-completo-para-montar-um-plano-de-aula-em-pouco-tempo

https://novaescola.org.br/conteudo/6746/blog-alfabetizacao-como-fazer-plano-de-aula

https://sambatech.com/blog/insights/plano-de-aula/

https://www.educacaoetransformacao.com.br/plano-de-aula/

https://www.lendo.org/como-fazer-um-plano-de-aula/

https://novaescola.org.br/conteudo/29/dez-livros-para-inspirar-o-trabalho-com-projetos-didaticos

07 de junho de 2018 - 09:00 - atualizado em 30 de maio de 2018 - 11:02

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