⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

#NossosParceiros: AIX Sistemas e URÂNIA, mais organização e menos falhas

Tempo estimado de leitura: minutos

27 de agosto de 2018

nossosparceiros-aix-sistemas-e-urania-mais-organizacao-e-menos-falhas

Sobre a AIX Sistemas

A AIX Sistemas nasceu na capital de Minas Gerais no início da década de 90, quando pouco se falava em desenvolvimento de sistemas no Brasil, principalmente voltados à educação.

Segundo o Diretor Executivo da empresa, Ian Campos Martins “A AIX Sistemas surgiu em 1991, naquela época existiam poucas empresas e profissionais atuando no mercado de desenvolvimento de software.” Por isso, quando um colégio chegou até a empresa e demonstrou a necessidade em se ter uma solução voltada especificamente para a gestão escolar, a AIX percebeu uma demanda e passou então a comercializar o software. “Este software se revelou muito bom e vimos a oportunidade de vendê-lo para outras escolas de todo o país. O software cresceu e foi ficando cada vez mais completo e robusto em função de nossa filosofia de incorporar as novas demandas de funcionalidades solicitadas pelos clientes.

E foi ouvindo as necessidades de seus clientes que a empresa notou que poderia concentrar todas as atividades relacionadas à rotina escolar em um único sistema, como comenta Ian sobre uma das soluções que informatiza processos de escolas e faculdades:

“O ERP-AIX informatiza processos da secretaria, tesouraria, recursos humanos, contabilidade, fiscal, processo seletivo, biblioteca, marketing e comercial. Basicamente o ERP-AIX faz tudo, desde a captação de alunos e matrícula à entrega dos relatórios e documentos exigidos por todos órgãos de fiscalização e controle do setor de educação, como Imposto de Renda, e-social, SPED ECF, CENSO, ENADE, etc.”

Hoje a AIX Sistemas atende mais de 600 Instituições de Ensino no Brasil, Angola, Moçambique e Porto Príncipe. O Diretor Executivo atribui o sucesso da empresa à diferenciação no mercado, com o atendimento em horário estendido e a capacitação gratuita para uso da ferramenta.

“Nós sabemos que ter apenas um bom produto não é suficiente, ou seja, é necessário ter uma série de serviços de apoio para que o software rode bem na instituição de ensino. Por isso temos um pacote de serviços que nos diferenciam da concorrência, como um setor de suporte que funciona de 8:00 as 21:00, sem intervalos, e também oferecemos treinamentos gratuitos de nossas ferramentas através do ensino on-line na plataforma Moodle.”

Integração com o URÂNIA

Nós, do URÂNIA, acreditamos que o uso de novas tecnologias impactam positivamente na gestão escolar do futuro. Por isso, buscamos sempre integrar o software a soluções que automatizam processos rotineiros e demorados, liberando os gestores para cuidarem de projetos inovadores.

Há alguns anos as instituições que utilizam as soluções da AIX tem a oportunidade de compartilhar dados com o URÂNIA, facilitando o processo de cadastramento de informações e otimizando seu tempo. Conforme destaca Ian Campos Martins: “O prazo para fazer o horário é muito curto, o fato do ERP-AIX importar as informações geradas pelo URÂNIA faz com que nossos clientes ganhem tempo.”

Tecnologia e Educação

Dando continuidade ao tema, mas entrando na área do mercado tecnológico voltado para educação, debatemos um pouco sobre o tema e Ian foi forte em seu ponto, esclarecendo que: “Fala-se muito de tecnologia na educação, mas de fato ela é muito pouco utilizada. Acho que a maior evolução tecnológica que as instituições de ensino estão precisando passar se refere ao uso dos dados no processo de tomada de decisão. Os dados já estão disponíveis, mas não são utilizados. Qual a maior dificuldade de nossos alunos em cada disciplina? Qual a maior insatisfação? Onde está nosso maior custo que não agrega valor? Estas e outros tipos de perguntas poderiam ser respondidas se as escolas e faculdades passassem a tomar decisões baseadas em fatos e dados. Com certeza a tecnologia seria uma grande aliada nesta prática.

Para nós do URÂNIA a educação é o único caminho para o progresso da nação. É claro que em épocas de eleição muito se fala sobre o tema, mas infelizmente pouco investimento é realmente realizado no setor. Neste ponto as iniciativas privadas têm importante papel no quesito de democratização do conhecimento.

Mais do que automatizar e informatizar processos, agregar a tecnologia à rotina escolar permite que as instituições de ensino se concentrem na sua principal função: Educar. E é pensando no ganho de tempo para gestores, professores e alunos, que a AIX Sistemas concentra seus esforços.

“A AIX Sistemas, nos últimos anos, tem procurado estender suas soluções cada vez mais aos professores, alunos e pais, de maneira que estes estejam cada vez mais conectados e sejam cúmplices no processo ensino/aprendizagem. Nossa ideia é tornar o trabalho dos professores cada vez mais fácil, com ferramentas que os auxiliem e possam dedicar mais tempo para os alunos e o processo de ensino em si. “

Ian Campos Martins – Diretor Executivo da AIX Sistemas

Muitas vezes, os pais modernos acabam trabalhando demais e delegando a responsabilidade de educar exclusivamente às Instituições de Ensino. Mas a escola não tem o poder de substituir a educação que vem de casa. Afinal, para ser efetiva, essa tarefa não pode ser um processo que esgota-se na sala de aula. Por esse motivo, é preciso que pais e professores trabalhem juntos para formar a capacidade reflexiva nos alunos, de modo que eles possam discernir com mais clareza a respeito do que é certo e o que é errado.

Ian Campos Martins ainda fala da responsabilidade dos pais sobre a educação de seus filhos, lembrando que não cabe somente à escola o trabalho de educar, é importante que em casa os alunos desenvolvam e aprimorem o que é lecionado em sala.

“A educação é um processo de duas vias, se por um lado tem a escola e professores ensinando, do outro lado tem o aluno que precisa aprender. Muitas vezes as pessoas relegam apenas à escola a responsabilidade pela educação e esquecem que o aluno tem que praticar e estudar, para de fato aprender. ”

Pensando dessa forma, as Edtechs têm papel fundamental nesse suporte às famílias, oferecendo formas de acompanhar o desenvolvimento dos filhos em tempo real, com isso “A eficiência de todos aumenta com o uso focado da tecnologia na educação e dessa maneira os resultados são aprimorados contribuindo para a melhoria do sistema educacional do país como um todo”, comenta o Diretor Executivo da AIX Sistemas.

Novidades da AIX Sistemas

Estar em constante movimento é o segredo do sucesso. Por isso, investir em novas funcionalidades e tecnologias é a chave para se manter no mercado. Ian destacou as novidades que a AIX pretende lançar em breve.

“Estaremos lançando novas funcionalidades no nosso app para professores +Docente, como o controle do dever de casa. Também apresentaremos uma melhoria no controle de recebimento do FIES e no aprimoramento da integração de nosso sistema acadêmico à plataforma de aprendizagem online Moodle.”

Sabemos dos desafios diários de educadores e gestores, por esse motivo, estamos sempre elaboramos artigos aqui no Blog do URÂNIA, buscando auxiliar no desenvolvimento de uma nova visão aos profissionais da educação. Assim como nós, a AIX Sistemas mantém um blog onde posta “matérias altamente relevantes e que contribuem significativamente para os professores e educadores de maneira geral aprimorarem suas práticas e terem novas ideias”, descreve o Diretor Executivo sobre o trabalho realizado por eles desde o ano passado.

Recomendamos que você visite o portal da AIX Sistemas e conheça mais sobre o software.

Gostou da entrevista? Curta e compartilhe com os amigos!