⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Gestão escolar: conheça a evolução do Registro de Classe

Tempo estimado de leitura: minutos

4 de outubro de 2018

gestao-escolar-conheca-evolucao-do-registro-de-classe

Como funciona o livro registro de classe manual? 

Criado para auxiliar na organização das instituições de ensino, esse sistema é uma obrigatoriedade utilizada para controle das atividades dos professores e principalmente da frequência dos estudantes.

Antes, esse era apenas um documento que o professor precisava preencher manualmente, relatando quais atividades foram desenvolvidas naquela aula e quais alunos estavam presentes.

Quando feito com papel e caneta, esse documento recebe uma série de normas de preenchimento, pois é necessário que cada professor realize as anotações conforme as regras – determinadas pela equipe pedagógica ou pelo órgão do governo do qual a escola faz parte – para facilitar a verificação dos dados.

Conheça o Registro de Classe Online

As responsabilidades dos gestores são múltiplas, mas certamente um dos grandes desafios é manter todas as tarefas organizadas para conseguir ajudar os professores a disseminarem o conhecimento de forma clara e concisa.

Buscando solucionar as mazelas ligadas ao cargo, empresas de EdTech vem atuando na automatização das rotinas escolares para otimizar o tempo dos gestores educacionais. Uma das soluções apresentadas para facilitar os processos é o Registro de Classe Online ou RCO, que vem sendo utilizada nas Instituições de Ensino do Paraná.

Trata-se de um sistema de gestão criado pela própria Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Atualmente, mais de 1.400 escolas em todo o estado utilizam essa ferramenta para coordenar as atividades de professores, pedagogos, secretários e diretores.

De acordo com o artigo publicado anteriormente aqui no blog, o desenvolvimento desse sistema teve início em 2012, como um projeto piloto e, aos poucos, foi sendo implementado em mais escolas da rede.

Segundo Joana Emília Miranda Petry, responsável pela Coordenação de Documentação Escolar da SEED, o RCO é: “Um sistema informatizado que permite os registros de frequência, conteúdos e avaliações de forma on-line, substituindo o livro registro de classe”.

O sistema tem como objetivo uma troca mais rápida de informações entre as escolas e a Secretaria, informatizando atividades que antes eram feitas em papel. A utilização de um sistema único também facilita a análise dos dados, “possibilitando assim, o planejamento e a realização de ações preventivas ao longo do ano letivo” como comenta Joana Emília em um dos materiais de apresentação do RCO.

Junho de 2018 foi um marco importante na história da GEHA. Nesta data o empresa lançou a integração entre o Registro de Classe Online e o URÂNIA, software para elaboração de horários escolares.

Com isso, as escolas da Rede Estadual do Paraná que utilizam as duas soluções podem compartilhar dados em comum, facilitando ainda mais o processo de elaboração do horário e de preenchimento da grade no sistema da Secretaria de Educação.

A integração funciona de forma bem simples, por meio da troca de arquivos. O RCO disponibiliza os dados das turmas, disciplinas e grade curricular e o URÂNIA utiliza essas informações para a elaboração da grade horária. Após finalizado o horário, o URÂNIA disponibiliza um arquivo que pode ser usado para alimentar o Registro de Classe Online.

Para as escolas da rede a integração facilitou principalmente o preenchimento que antes era manual: “Demandava tempo e concentração. E também contar com a rapidez de quem digitava, pois, o tempo para digitação sem ‘salvar’ é de 09 minutos”, comenta a diretora Adriana Kampa do Colégio Estadual Yvone Pimentel.

Você ainda sente dificuldade em organizar os horários escolares? 

Realizar a montagem do horário escolar é uma tarefa realmente trabalhosa, que exige muita experiência e habilidade. Para que a elaboração da grade ocorra de uma maneira mais organizada e efetiva, é necessário que se planeje os mínimos detalhes.

Para facilitar o seu trabalho,  criamos o E-book – Horário Escolar: Dicas de como planejar o seucomposto de um passo a passo e diversas dicas para facilitar o planejamento da sua grade escolar.

Mas, se o processo manual não traz resultados satisfatórios para sua Instituição, você pode contar com auxílio de softwares, como o URÂNIA.

Quando o URÂNIA gera um horário escolar, mais de 40 elementos pedagógicos diferentes são levados em consideração, resultando em um horário que potencializa o aprendizado dos alunos.

Estes elementos são fruto do conhecimento acumulado desde o início de seu desenvolvimento e de sugestões dadas pelos usuários do software.

O URÂNIA é um programa completo para quem deseja elaborar a grade dos professores sem dificuldades e, principalmente, sem investir muito tempo dos responsáveis por esta tarefa, liberando-os para outras atividades dentro da instituição.

Gostou do texto? Contribua para enriquecer a discussão sobre esse assunto! Te convidamos para compartilhar a sua experiência, opiniões e dúvidas sobre o tema nos comentários abaixo. Até a próxima.