Blog

09 de novembro de 2016

Descubra a importância do planejamento pedagógico

GESTÃO ESCOLAR

Descubra a importância do planejamento pedagógico

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O planejamento escolar ou pedagógico é uma maneira viável de elaborar e planejar atividades e conteúdos, auxiliando a equipe de professores a conduzir de maneira mais dinâmica as suas aulas.

09 de novembro de 2016 - 11:31 - atualizado em 10 de fevereiro de 2017 - 19:14

A educação é um fator que deve ser pensado e construído por meio de processos. Afinal, ela exerce um papel de fundamental importância em nossa sociedade, pois sem educação não há conhecimento e nem a formação de cidadãos mais conscientes. Por isso, o planejamento pedagógico é uma das ferramentas essenciais para a obtenção de um processo educacional democrático e eficiente.


O planejamento escolar ou pedagógico é uma maneira viável de elaborar e planejar atividades e conteúdos, auxiliando a equipe de professores a conduzir de maneira mais dinâmica as suas aulas.


De uma forma geral, o planejamento pedagógico é efetuado para o ano letivo inteiro e ocorre antes das aulas iniciarem. Esse planejamento conta com bastante relevância e surge a partir do momento que determinadas metas e alguns objetivos são propostos pela escola. 


É possível afirmar que a importância do planejamento pedagógico reside no desenvolvimento de conhecimento acerca da gestão e da didática, bem como na articulação com a sociedade e também na composição de um time de profissionais colaborativo e apto para colocar as ações em prática.

As características do planejamento pedagógico

O planejamento escolar, é uma ação garantida pela Lei de Diretrizes e Bases de Educação, que foi estipulada no ano de 1996. Por meio dessa lei é assegurado que todos os profissionais que atuam na área de educação possam contar com um tempo destinado para pensar, apontar e efetuar o planejamento pedagógico, obtendo assim um melhor controle das atividades educacionais que irão ocorrer durante o ano letivo.


Além disso, o planejamento é uma ferramenta imprescindível para uma satisfatória gestão do tempo, de materiais de ensino, de profissionais e também de espaço, uma vez que, ao planejar todos os eventos e atividades que a escola irá desenvolver ao longo do ano de forma detalhada, existe assim a possibilidade de possuir um panorama do cenário e alocar os recursos e matérias conforme as necessidades dos períodos do ano letivo.


Vale salientar que, entre as várias pautas que podem fazer parte do planejamento pedagógico, estão aquelas que são de extrema relevância para o bom andamento do ano letivo, tais como a apresentação e a análise dos resultados do ano anterior, a definição precisa das grades horárias das disciplinas a serem ministradas, divisão das turmas, organização das salas e dos materiais a serem utilizados durante as atividades, recepção de professores novatos, a divulgação das metas e os objetivos que a equipe de profissionais da escola almeja alcançar, apresentação do calendário escolar, a criação e a elaboração adequada de planos de ação, entre outros quesitos que são de extrema importância para o bom andamento das aulas e uma melhor abordagem educacional.


Para um planejamento pedagógico eficiente, é importante dar início a esse processo já no ano anterior, a partir do instante em que a equipe de professores e profissionais efetua a avaliação do que deu certo e errado de acordo com as ações do último plano. No entanto, isso não quer dizer que esse planejamento será seguido durante todo o ano, afinal planejar e otimizar os processos escolares é uma atividade constante que sempre precisa ser revista.


E na sua escola, vocês já deram início ao planejamento pedagógico? Compartilhe suas dúvidas conosco.  

09 de novembro de 2016 - 11:31 - atualizado em 10 de fevereiro de 2017 - 19:14

COMENTÁRIOS PARA ESTE POST