Blog

22 de março de 2018

Como o URÂNIA resolve o horário escolar em mais de 5700 instituições de ensino no Brasil

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Como o URÂNIA resolve o horário escolar em mais de 5700 instituições de ensino no Brasil

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Um dos problemas mais recorrentes nas escolas está ligado às dificuldades em conciliar interesses, características e disponibilidades dos professores e Instituições de Ensino na hora de elaborar o horário escolar. A tarefa que parece simples, na verdade revela-se muito complexa após iniciada.

22 de março de 2018 - 10:15 - atualizado em 22 de março de 2018 - 10:37

Para criar a grade de aulas de forma eficaz, faz-se necessário levar em consideração o máximo de variáveis possíveis, distribuídas em diversas particularidades, como por exemplo:

  • Disponibilidade dos professores;
  • Carga horária semanal das disciplinas;
  • Número de turmas por série;
  • E muito mais.

Reunir todas essas informações e cruzar os dados é um trabalho árduo que requer muita atenção. Pensando nisso, em 1986 o URÂNIA foi criado e, desde então, vem sendo constantemente aperfeiçoado para atender à demanda de milhares de usuários em todo o país, que confiam ao software a elaboração da grade horária de suas Instituições.


Após tantos anos de estudos e dedicação, sempre ouvindo a comunidade de educadores do Brasil, a equipe de desenvolvedores do URÂNIA chegou a um resultado que consegue facilitar o dia a dia da escola, trazendo organização e refletindo na qualidade de aprendizado por parte dos alunos.


Dentre as várias características do software, podemos citar como cruciais para o sucesso de um horário bem elaborado, as funções listadas abaixo:

  • Determinar os horários em que cada professor pode dar suas aulas;
  • Elaborar o horário de várias sedes ao mesmo tempo, controlando o deslocamento dos professores;
  • Indicar a forma como as aulas das disciplinas devem ser dispostas na semana (geminadas, separadas, só uma aula por dia, etc.);
  • Limitar o número de aulas diárias de cada professor;
  • Trabalhar com dois ou mais professores em conjunto (divisão de classes);
  • Definir turmas com horários diferentes de início e término de aula;
  • Minimizar janelas, reduzindo os horários vagos entre aulas e os custos com a remuneração em tempo ocioso;
  • Controlar a utilização de ambientes (quadra de esportes, salas, laboratórios, etc.);
  • Possibilidade de, a qualquer mudança de disponibilidade de professores, gerar, modificar ou fazer experiências com seus horários durante todo o ano de forma prática e com a segurança do melhor resultado;
  • E, acima de tudo, respeitar as disponibilidades indicadas pelos professores e não as desconsiderar apenas para forçar o fechamento do horário.

Acreditamos que toda essa praticidade e qualidade deva estar em sua escola também! Por isso, conte com nossa ajuda para gerar os horários de forma rápida e mantenha sua instituição funcional desde o primeiro dia de aula, elaborando grades com alta qualidade pedagógica, determinando o grau de importância com mais de 40 elementos que refletem diretamente na motivação dos professores e no rendimento dos alunos. 


Agora, se ainda estiver em dúvida, confira os depoimentos dos nossos clientes sobre como se sentem em relação ao URÂNIA:



Colégio Santa Cecília - Fortaleza/CE

Edite Vasconcelos Filha

“Com o URÂNIA ganhamos agilidade na operacionalização das disponibilidades dos professores e a otimização das combinações por série e turma. Os recursos disponíveis no programa alargam as possibilidades e contribuem para que possamos realizar o horário seguindo as observações e critérios da escola. O suporte do programa é sempre disponível e bem treinado.”



Colégio Militar Dom Pedro II - Brasília/DF 

Rubem Gontijo

“A utilização do programa nos dá uma tranquilidade de que conseguiremos fazer uma boa distribuição da grade-horária, otimizando os custos e agrupando as disciplinas de forma a melhor atender aos aspectos pedagógicos.”



Escola Estadual João Neiva - João Neiva/ES 

Alice Helena Barroso Sarcinelli

“Desde que conheci o URÂNIA, procuro divulgá-lo porque facilita muito o trabalho pedagógico e nos permite otimizar o tempo. Com a diversidade de professores e as inúmeras alterações que ocorrem no decorrer do ano letivo, através do URÂNIA resolvemos nossas pendências e ficamos mais tranquilos.”



Colégio Estadual Leiny Lopes de Souza - Anápolis/GO 

Miriã Ferraz de Oliveira Jesus

“Eu tinha muita dificuldade em fazer manualmente os horários da escola, mas com o URÂNIA, meu sofrimento desapareceu. Não sei mais viver sem o URÂNIA, a melhor ferramenta de apoio à coordenação.”



Colégio Objetivo de Palmas - Palmas/TO 

Ronaldo Roberto Filho

“Jamais imaginei a existência de um sistema para elaboração de horários com tamanha eficiência e riqueza de detalhes. Daí a razão de ser fã do URÂNIA.”


Faça como nossos clientes! Acesse nosso site e descubra todas as vantagens do programa que soluciona os horários escolares de mais de 5700 instituições de ensino em todo o Brasil. Assuma seu lugar neste grupo de elite na educação brasileira!

22 de março de 2018 - 10:15 - atualizado em 22 de março de 2018 - 10:37

COMENTÁRIOS PARA ESTE POST