⏰ HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG. A SEX. DAS 08H ÀS 18H | ☎️ 0800 702 2011 📧 CONTATO@HORARIO.COM.BR

Aulas durante a Copa do Mundo: Como manter o calendário e planejar reposições?

Tempo estimado de leitura: minutos

13 de junho de 2018

aulas-durante-copa-do-mundo-como-manter-o-calendario-e-planejar-reposicoes

Prepare sua equipe

Converse com seus colaboradores. Dependendo da forma como as aulas são distribuídas durante a semana, será necessário estender os turnos ou realizar reposições aos finais de semana. Verifique a disponibilidade dos professores que serão afetados durante os dias de jogos para planejar a melhor forma de compensar os dias perdidos.

Planeje os horários

Embora não seja possível determinar exatamente até onde o Brasil chegará na competição, é importante planejar com certa antecedência a reposição de aulas caso nossa seleção chegue às finais.

Inicialmente é necessário estar preparado para os jogos da primeira rodada que cairão em dias úteis:

  • 22/06 – Sexta-feira às 09h
  • 27/06 – Quarta-feira às 15h

Normalmente são dispensado apenas os alunos que têm aulas no turno em que os jogos acontecem, isso facilita a reposição, pois apenas as turmas de um dos turnos precisarão repor aulas na semana.

Conheça as possibilidades

O calendário escolar é formado por no mínimo 200 dias letivos. Algumas escolas organizam seus calendários lecionando 5 aulas diárias durante a semana. Para esses casos, é possível estabelecer um sexto horário durante 5 dias para repor as aulas perdidas durante os jogos. Com isso, será necessário uma semana de reposição a cada jogo para normalizar o cronograma.

Caso sua instituição já possua o 6º horário, uma opção é realizar aulas aos sábados. Dessa forma, a reposição é feita em apenas um dia, tornando a normalização do calendário mais rápida. Se todos os professores afetados nos dias de jogos tiverem disponibilidade para lecionar aos sábados, basta transferir a grade que seria aplicada no dia do jogo, para o final de semana.

Se nenhuma das opções acima for possível pela falta de disponibilidade dos professores afetados, talvez seja necessário criar um novo horário apenas para o período da Copa.

As instituições que utilizam o URÂNIA podem fazer isso de forma rápida gerando um horário experimental! Com essa função, sua instituição consegue gerar outra opção de horário, tendo como base a grade que já estava em operação, e adicionando um 6º horário de segunda à sexta ou aulas aos sábados. Outra dica é usar a função “Liberdade”. Com ela você seleciona os professores que não poderão ter alterações na elaboração desse horário experimental, mantendo suas grades inalteradas.

Sua instituição ainda não conhece o URÂNIA?

Com o URÂNIA, sua Instituição de Ensino não precisa se preocupar com os horários escolares. Com o auxílio do nosso software você poderá solucionar horários rapidamente e ainda reduzir as janelas.

Funcionalidades do URÂNIA

URÂNIA facilita a vida de gestores e vai muito além de, exclusivamente, resolver o horário no início de cada semestre. Confira algumas de nossas funcionalidades:

  • Controle de frequência dos professores: dentre os diversos relatórios que o URÂNIA emite, há a opção de Ponto do Professores. Com essa função, você controla a frequência, diária e mensal, dos docentes de sua Instituição;
  • Alterações de última hora: professores que se aposentam ou tiram licença médica, por exemplo, podem gerar “buracos” no horário. Com o URÂNIA é possível gerar uma nova grade rapidamente, do zero, caso queira modificar toda a grade em andamento, ou então, indicando turmas, professores e dias da semana que podem ou não sofrer alterações;
  • Substituições: como o URÂNIA carrega todas as informações sobre as disponibilidades dos professores, é fácil consultar um docente que esteja livre para cobrir possíveis substituições e evitar que os alunos fiquem ociosos ou precisem repor conteúdo.

Esses são apenas alguns exemplos do que o URÂNIA pode fazer pela gestão da sua instituição.

Quando o URÂNIA gera um horário, mais de 40 elementos pedagógicos diferentes são levados em consideração. Eles são frutos do conhecimento acumulado desde o início de seu desenvolvimento e de sugestões dadas pelos usuários.

O URÂNIA é um programa completo para quem deseja elaborar horários escolares sem dificuldades e, principalmente, sem investir muito tempo dos responsáveis. Conheça algumas das características do URÂNIA:

  • Determinar os horários em que cada professor pode dar suas aulas;
  • Elaborar o horário de várias sedes ao mesmo tempo, controlando o deslocamento dos professores;
  • Indicar a forma como as aulas das disciplinas devem ser dispostas na semana (geminadas, separadas, só uma aula por dia, etc.);
  • Limitar o número de aulas diárias de cada professor;
  • Trabalhar com dois ou mais professores em conjunto (divisão de classes);
  • Definir turmas com horários diferentes de início e término de aula;
  • Controlar a utilização de ambientes (quadra de esportes, salas, laboratórios, etc.);
  • Coletar e cadastrar disponibilidades de professores de forma automática;
  • Publicar horários prontos em sites, portais, e-mail, etc.
  • E muito mais!

Sobre o URÂNIA

Nos dedicamos exclusivamente à elaboração da grade de horários, e, por esse motivo, somos especialistas e oferecemos a melhor ferramenta, aprimorada ao longo de 30 anos por meio de sugestões dos próprios usuários.

Quer saber mais sobre a elaboração de horários com o URÂNIA? Confira os depoimentos de quem acredita no trabalho da URÂNIA aqui. Acesse o nosso website e faça parte das milhares de escolas satisfeitas por solucionarem seus problemas com grades escolares graças ao URÂNIA!