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07 de março de 2018

5 dicas de como melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula

GESTÃO ESCOLAR

5 dicas de como melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Uma das queixas mais frequentes dos professores é referente à falta de foco dos alunos dentro de sala, mas será mesmo apenas culpa deles o desinteresse em classe? Muitas vezes o vilão pode passar despercebido.

07 de março de 2018 - 14:06 - atualizado em 07 de março de 2018 - 14:33

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Já pensou que a forma como o horário escolar é montado pode influenciar nesse comportamento? Pensando nisso, apresentamos 5 dicas práticas de cuidados que você deve tomar, quando for elaborar a grade de sua Instituição de Ensino, que refletem diretamente no rendimento dos alunos.


1. Aulas geminadas e Aulas com dias de intervalo


Ambas as formas têm sua importância. A aplicação delas dependerá da preferência do professor ou da carga horária semanal.


Muitas vezes as aulas geminadas são inevitáveis em disciplinas com maior carga horária na semana, mas esse elemento pode auxiliar no aprendizado dos alunos, uma vez que a concentração não é interrompida, dando uma continuidade no conteúdo e evitando a dispersão e perda de tempo realizando uma segunda chamada.


Já no caso de disciplinas com pouca frequência semanal é interessante distribuí-las com pelo menos um dia de intervalo, o que facilita a aplicação de trabalho e projetos, assim como provas, dando um tempo para que o aluno absorva e se aprofunde no conteúdo passado.


2. Aulas de Educação Física e intervalos


Sempre que possível, após o intervalo ou depois das aulas de Educação Física, evite repetir uma mesma disciplina. Normalmente os alunos voltam mais agitados ou cansados desses tempos, isso faz com que eles levem mais tempo para se concentrar, prejudicando seu desempenho nas matérias subsequentes.


3. Disciplinas repetidas no primeiro ou último horário


Ao realizar a distribuição das aulas, atente para que uma mesma disciplina não se repita com frequência no primeiro ou último horário. Quando uma disciplina é sempre aplicada a uma turma no primeiro horário, corre-se o risco do aluno chegar atrasado e perder o conteúdo ou então reprovar por faltas.


Quando aplicada sempre no último horário, os alunos já estão cansados, o que dificulta a concentração e, consequentemente a absorção do conteúdo.


4. Equilíbrio das disciplinas


Todas as disciplinas têm sua importância na formação dos alunos, porém é senso comum que algumas matérias podem exigir mais dos discentes, como por exemplo, matemática e física. É importante, ao elaborar um horário, evitar que essas disciplinas se acumulem em um único dia. O ideal é um horário que distribua disciplinas das várias áreas do conhecimento de forma equilibrada durante a semana.


5. Mude a grade durante o ano


A sugestão é aplicar, no mínimo dois horários diferentes durante o ano letivo. Nem sempre será possível que todas as turmas ou disciplinas sejam atendidas com as orientações citadas acima, por isso, com a mudança dos horários durante o ano, é possível que esses “erros” que foram inevitáveis na elaboração do primeiro horário, sejam corrigidos em um segundo momento.


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07 de março de 2018 - 14:06 - atualizado em 07 de março de 2018 - 14:33

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